O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

656

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

xuosa de 1870 os sacrificios austeros de Sparta; que loucura! Pois d'ahi a um anno essa população de blagueurs resgatava o seu riso sacrilego com todo o sangue das suas veias; e os que se riam da rhetorica de Lamartine, cantando em pleno París le drapeau tricolore qui a fait le tour du monde, morriam heroicamente para arrancar ao inimigo um farrapo d'essa bandeira sagrada, e os Lucullos dos boulevards comiam os mais abjectos manjares, e a cidade do prazer transformou-se na cidade do dever e do sacrificio. É porque no fundo de todos os corações, ainda os mais corrompidos, sobrevive a todos os sentimentos o amor da patria, que desperta com uma intensidade dilacerante, quando se vê pela primeira vez o estrangeiro pisar orgulhoso a nossa terra natal.

É um amor que em si resume todos os sentimentos mais sagrados, compõe-se da veneração que temos pelos paes e do estremecimento com que adorâmos os filhos, do carinho que nos inspiram os berços, do respeito que temos pelos tumulos; concentra em si todos os laços sociaes, todas as solidariedades indefiniveis que nos prendem na terra. O amor da patria é o ultimo sentimento que se apaga no coração do homem, como dizem que o panorama da terra natal é o ultimo que se fixa na retina do afogado, n'essa visão de um instante que precede a agonia. (Vozes: — Muito bem.)

Creia o sr. Fontes que, apesar de nos ver indifferentes e inertes, não estamos mortos para os grandes sentimentos. Creia que fallando alto ao paiz, o paiz não hesitará em fazer todos os sacrificios necessarios para manter illesa a independencia, que amâmos tanto mais quanto mais angustias nos tem causado, como as mães ainda mais adoram os filhos que mais sobresalto lhes inspiram. (Apoiados.)

Vozes: — Muito bem.

(O orador foi comprimentado por muitos srs. deputados.)