O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(516)

que o Projecto se approvasse um geral, que para não enfadar a Camara me resolvi a dizer poucas cousas. Não poderei agora deitar de faltar sobre algumas cousas pertencentes ao objecto em geral, posto que a questão preliminar seja a do adiamento, porem existe tal connexão, que as duas questões são inseparaveis de alguma maneira. O ilustre Deputado que propõe o adiamento faz um serviço, porque independentemente de que ha duvidas, e os argumentos sejão a estrada mais segura para descobrimento da verdades, tractando-se do adiamento se vai substituir um meio, que torna desnecessario o intervallo, que devia intervir entre esta discussão e o tempo da apresentação do Projectos cuja falta o illustre Deputado lamentou, como infracção do Regimento. A questão que faz objecto desta Proposição de Lei te do número daquellas, que devem ser tractadas conforme os principios theoreticos da Economia Politica, e de Administração Publica. Toda a investigação atraz de Legislação antiga, de Provisões do Conselho da Fazenda, de Decretos, e Resoluções particulares tomadas sobra differentes objectos, relativos á Ilha da Madeira, seria o mesmo que pertender dirigir-nos pelo antigo systema. O systema de monopolio colonial acabou, Senhores! (Apoiado, apoiado).

Sobre a nossa administração raiou, com a Certa, uma perfeita nova ordem de cousas. Como não foi cara a lição, que Portugal teve em insistir em sistema colonial! Semelhante cousa não apressou a divisão de uma parte tão importante da Monarchia? Muito estimai ouvir um dos Illustres Deputados da Ilha, que no meio do despotismo dos Governadores houve algumas honrosas excepções. Uma delias sem dúvida he o actual Governador, de quem eu tive a honra de ser Condiscipulo, e Amigo. Essas lembranças de o affecto da Ilha da Madeira aos Inglezes tem sido um fantasma, de que habilmente se tem servido os nossos Ministerios, para cohonestarem as suas medidas de terror contra os habitantes daquella Ilha. De semelhante recurso lançou derradeira mão a intriga, e o despotismo, para que uma Alçada fosse arrastar os pacificos moradores da Madeira. Os habitantes daquella Ilha são Portugueses, elles lem disso dado positivas provas; a ultima, que ninguem, a poderá qual, ficar de equivoca, foi em o anno de 1807, quando o Marechal Beresford foi alli mandado occupar militarmente a Ilha. Appello para os Srs. Deputados da Madeira; elles que informem a Camara do espirito Portuguez, que então se apoderou dos ânimos da População da Ilha, ao ponto do mesmo General Beresford se vier na precisão de tomar medidas militares de cautela. Eu ignoro tomadas as particularidades deste acontecimento; lembro-me do facto em geral, porque tudo o que enobrece a Nação Portugueza, aonde quer que aconteça, e seja em que época fôr, he para mim sempre um motivo de agradavel recollecção. Eis um facto que bem mostra n sem razão dos receios contra a Ilha da Madeira. Ella ha de acabar de ser Portugueza, quando Portugal acabar. (Apoiado, apoiado). Esta parte importante da Monarchia clama hoje por providencias desta Camara, não as devemos demorar. A politica, e a justiça exigem que a Madeira nos mereça a mesma attenção que Lisboa, o Porto, a Beira, ou Tras os Montes, e quando qualquer parte distante da Monarchia exigir os nossos cuidados, he do dever da Camara ouvir as reclamações de toda a grande Familia, Portugueza, que se acha espalhada sobre differentes partes do Globo. {Apoiado).

O Sr. F. J. Maya: - Estão destruidos todos os argumentos do Sr. Guerreiro pelos Illustres Deputados, que me precederão, e por isso nada direi a essa respeito; e só sim me levanto para offerecer os Sr. Guerreiro todos os esclarecimentos, que lhe forem

O Sr. Presidente propoz a votos a Moção do Sr. Guerreiro sobre o adiamento do Projecto, e se vencêo negativamente.

Julgada a materia sufficientemente discutida, e entregue a sua approvação, mi rejeição em geral á votação nominal, foi approvada por 77 votos contra 3, que forão os Srs. Barão do Sobral - Guerreiro - e Leomil.

Dêo conta o Sr. Deputado Pereira Ferraz, como Relator da Commissão de Fazenda, do Parecer della sobre as Emendas propostas pela Camara dos Dignos, Pares do Reino á Proposição desta Camara dos Deputados para a Dotação da Senhora D. Maria II, e Real Familia. Resolveo-se que ficassem todos os Papeis sobre o Mesa para poderem ser examinados por todos os Sr. Deputados, que quizessem vê-los, e se decidir, e resolver definitivamente sobre elles os seguinte Sessão.

Dêo conta o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa do um Officio do Ministro dos Negocios do Reino, remettendo os esclarecimentos, que lhe havido sido pedido, relativos ao Senado da Camara desta Cidade; que se mandarão remetter á respectiva Commissão, que os havia pedido.

E dêo mais conta de um Officio do Ministro dos Negocios da Fazenda, relativo á approvação de duas Pensões, em conformidade do Artigo 75 § 11 da Carta Constitucional, que se mandou remetter á Commissão de Fazenda.

Dêo o Sr. Presidente para Ordem do Dia da seguinte Sessão o Parecer da Commissão de Fazenda, sobre a Dotação; os mais objectos já dados para Ordem do Dia Da antecedente Sessão; e de mais, o Parecer da Commissão Central sobre o Projecto

N.º 114.

E, sendo 3 horas e 20 minutos, disse que estava fechada a Sessão.

Errata.

Pag. 441 tit. 10. O discurso do Sr. Guerreiro foi de tal modo alterado, e invertido pelo Tachigrafo Coelho que deve reputar-se supprimido.

SESSÃO DE 6 DE MARÇO.

Ás 9 horas e 40 minutos da manhã, pela chamada, a que procedêo o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa, se achárão presentes 91 Srs. Deputados, faltando, alem dos que ainda senão apresentárão, l3, a saber: os Srs. Carvalho e Sousa - Leite Pereira, - Araujo e Castro - Pereira Ferraz - Cerqueira Ferraz - Van-Zeller - Isidoro José dos Sanctos - Queiroz - Queiroga, João - Botelho de Sampaio - Derramado - Mascarenhas Mello -