O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 8 DE ABRIL DE 1886

Presidencia do exmo. sr. Pedro Augusto de Carvalho (supplente)

Secretarios os exmos. srs.

Henrique da Cunha Matos de Mendia
Joaquim Augusto Ponces de Carvalho

SUMMARIO

Officio do ministerio da marinha acompanhando um exemplar da collecção de providencias de natureza legislativa para as provincias ultramarinas. - Justificações de faltas. - Proposta para voto de agradecimento á mesa, apresentada pelo sr. Santos Viegas.- O sr. presidente agradece. - Associa-se ao pensamento da proposta o sr. Consiglieri Pedroso e do mesmo modo os srs. Rocha Peixoto e Francisco de Barros. - Approva-se por unanimidade a proposta.- O sr. Francisco de Barros dá largas explicações sobre o seu projecto de pensões ás viuvas dos officiaes fallecidos no serviço do cordão sanitario. - Declaração do sr. Cunha Bellem. - O sr. Joaquim José Alves chama a attenção do governo para a necessidade de ser modificada a reforma administrativa do municipio de Lisboa. - O sr. Castro Matoso pede á commissão de verificação que dê parecer sobre a renuncia do sr. Luiz Osorio ao logar de deputado.- Responde lhe o sr. Pereira Leite. - O sr. Rocha Peixoto usa da palavra para deixar bem consignado no Diario das sessões um pedido ao sr. presidente do conselho, em referencia ao observatorio astronomico de Coimbra. - Os srs. Marcai Pacheco e Ferreira de Almeida respondem ás observações do sr. Francisco de Barros, relativamente ao projecto das pensões, e ambos terminam accentuando a sua completa adhesão á proposta, já approvada, que affirmou o muito respeito e consideração da camara pela mesa e o seu agradecimento pela maneira distincta e imparcial com que sempre se houve na direcção dos trabalhos. - O sr. presidente de novo agradece. - Declaração do sr. Lamare. - Explicações do sr. Francisco de Barros. - É nomeada a grande deputação que ha de representar a camara no acto do consorcio de Sua Alteza o Principe Real e encerra-se a sessão.

Abertura - Ás tres horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada - 79 srs. deputados.

São os seguintes: - Adolpho Pimentel, Adriano Cavalheiro, Agostinho Lucio, A. da Rocha Peixoto, Alfredo Barjona de Freitas, Silva Cardoso, Sousa e Silva, Antonio Baptista, Antonio Candido, Pereira Corte Real, Garcia Lobo, Antonio Ennes, Lopes Navarro, Pereira Borges, Moraes Sarmento, Cunha Bellem, Pereira Mazziotti, Jalles, Santos Viegas, Pinto de Magalhães, A. Hintze Ribeiro, Pereira Leite, Neves Carneiro, Barão do Ramalho, Albuquerque Calheiros, Conde da Praia da Victoria, Conde de Thomar, Conde de Villa Real, Sousa Pinto Basto, Estevão de Oliveira, Fernando Caldeira, Filippe de Carvalho, Firmino Lopes, Correia Barata, Francisco de Campos, Castro Matoso, Guilherme de Abreu, Matos de Mendia, Sant'Anna e Vasconcellos, Costa Pinto, Baima de Bastos, J. A. Pinto, Melicio, Scarnichia, Sousa Machado, Ponces de Carvalho, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Oliveira Martins, Simões Ferreira, Correia de Barros, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida, Elias Garcia, Lobo Lamare, Figueiredo Mascarenhas, Oliveira Peixoto, Pinto de Mascarenhas, Lourenço Malheiro, Luciano Cordeiro, Luiz Jardim, M. J. Vieira, Marcai Pacheco, Martinho Montenegro, Guimarães Camões, Miguel Dantas, Pedro de Carvalho, Santos Diniz, Gonçalves de Freitas, Rodrigo Pequito, Barbosa Centeno, Dantas Baracho, Pereira Bastos, Vicente Pinheiro, Visconde de Ariz, Visconde das Laranjeiras, Visconde de Reguengos, Wenceslau de Lima e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Carrilho, Sousa Pavão, Almeida Pinheiro, Seguier, Bernardino Machado, Ribeiro Cabral, E. Coelho, Francisco Beirão, Franco Castello Branco, Avellar Machado, Laranjo, Pereira dos Santos, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Miguel Tudella e Tito de Carvalho.

Não compareceram á sessão os srs.: - Lopes Vieira, Moraes Carvalho, Garcia de Lima, Albino Montenegro, Torres Carneiro, Antonio Centeno, A. J. da Fonseca, Fontes Ganhado, Moraes Machado, A. M. Pedroso, Urbano de Castro, Augusto Barjona de Freitas, Augusto Poppe, Fuschiui, Avelino Calixto, Barão de Viamoute, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Lobo d'Avila, Carlos Roma du Bocage, Cypriano Jardim, Elvino de Brito, Emygdio Navarro, Góes Pinto, Fernando Geraldes, Vieira das Neves, Mártens Ferrão, Wanzeller, Frederico Arouca, Barros Gomes, Silveira da Mota, Franco Frazão, Augusto Teixeira, J. C. Valente, Souto Rodrigues, Teixeira de Vasconcellos, Forniu de Castello Branco, J. Alves Matheus, J. A. Neves, Teixeira Sampaio, D. Jorge de Mello, Amorim Novaes, Borges de Faria, Dias Ferreira, José Luciano, Ferreira Freire, José Maria Borges, Simões Dias, Luiz Ferreira, Reis Torgal, Luiz Dias, Luiz Osorio, Manuel d'Assumpção, M. da Rocha Peixoto, Correia de Oliveira, Manuel de Medeiros, Aralla e Costa Mariano de Carvalho, Pedro Correia, Visconde de Alentem, Visconde de Balsemão, Visconde de Pindella e Visconde do Rio Sado.

Acta - Approvada sem reclamação.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio da marinha, remettendo um exemplar da collecção das providencias de natureza legislativa para as provincias ultramarinas, expedidas não catando reunidas as côrtes.
Á secretaria.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que por motivo justificado não me foi possivel comparecer ás sessões de 2 e 3 do corrente mez. = O deputado por Alemquer, Antonio Maria Jalles.

2.ª Declaro que o sr. deputado pelo circulo n.° 43 faltou, por motivo justificado, ás ultimas sessões. - Alfredo Barjona.
Para a acta.

O sr. Santos Viegas: - Sr. presidente, julgo interpretar, embora falle individualmente, os sentimentos da camara enviando para a mesa a proposta, que vou ler.
O objecto d'ella é por certo agradável á camara votal-o.
Dirige-se especialmente a v. exa. e aos secretarios que têem composto a mesa d'esta camara. (Apoiados.)
Não obstante a manifestação da camara poder melindrar a modestia de v. exa., é justo que ella dê a v. exa. um testemunho de consideração e elevado apreço pela maneira por que tem dirigido os trabalhos. (Apoiados.)
Eu honro-me de ser o interprete dos sentimentos da camara manifestados nus applausos, com que acompanha as minhas palavras e mais uma vez em meu nome devo agradecer a maneira distincta como sempre se houve dirigindo os trabalhos d'esta assembléa. (Muitos apoiados.)
O sr. Presidente: - Agradeço ao illustre deputado as expressões que acaba de dirigir á mesa e especialmente á minha pessoa,

62