O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 5 )

portanto a decisão da Camará deve ser mantida, e ussirn o requeiro a V Ex.* em observância dá boa ordem dos trabalhos da mesma Camará.

O Sr. Presidente:—Essa e' a ordem que eu tenho mantido, (apoiados) Agora peço attençâo.

O illustre Deputado que acabou de falíar pede que o Sr. Barros explique o que quer dizer a palavra tranquibcrnias, porque se julgou offendido com cila, bem como outros membros da assemblea , e por isso eu peço aos illustres Deputados que me digam, corno quercrn que eu classifique esta palavra. Eu não posso tomar a palavra , como má, nem como boa, porque na verdade não sei o sentido delia (apoiado) só o Sr. Deputado e' que pôde dizer, se isto envolve censura ; mas parece-me que não ; (apoiados) pois que qualquer que seja o sentido da palavra, dizendo-se—se não ha nisto—tem-se mostrado que não tem referencia aos membros da Commissão de fazenda; (apoiados) julgo portanto que os membros delia não lêem motivo de pedir explicações, (apoiado) Mas o Sr. Deputado que e fora de toda a duvida um digno membro desta Camará , (apoiados) se entende que deve dar alguma explicação para ficar tudo fora d'cscrupulos, pôde dal-a , e eu para isso lhe concedo desde já a palavra, (apoiado, apoiado)

O Sr. Pereira de Barros; — Sr. Presidente, eu quando fallei com calor, não esperava traser sobre mim uma tempestade tão grande, como aquella de que a Camará e espectadora; talvez que no que eu disse, me não explicasse bem, e que no que se apresentou, se olhasse mais para o que eu disse, do que para o meu coração, quando eu entendo que devem ter mais em vista o ultimo que o primeiro, (apoiados) Eu, Sr. Presidente, sou incapaz d'of-fender alguém (apoiados) e quando fallei em tran-qniberniaSj queria dizer um jogo de fundos, jogo de fundos em que não entrava o Commissão de fazenda, logo os seus membros não tinham de que se offender. (apoiado, apoiado) Mas não aconteceu assim, e o illustre relator da Commissão (o Sr. Al-bano) escandalisou-se a urn ponto tal, que realmente me causou dó, porque temi que lhe de'sse alguma apoplexia (riso) mas como S. Ex.a se conhece a si próprio... (O Sr. dlbano:—- Eu peço a palavra) S. Ex.a pôde pedir a palavra; porem eu quando digo que tive dó, e que temi que lhe desse alguma apoplexia , dou-lhe com isto uma prova da minha amisade. (riso) (O Sr. Líbano: — Isto e' ridículo). O Orador: — Não e' ridículo, e ridículo é palavra que esta Camará não deve ad-mittir ; (apoiado) ridículo é o que o Sr. Deputado fez: roas vamos á questão. Eu declaro, Sr. Presidente, que não tive, nem tenho a menor intenção de offender. (apoiado) Quando fallei em jogo de fundos, não era com referencia á Commissão (apoiado) E pergunto eu, será digno, ou merecerá que se levante uma tempestade tão grande contra um Deputado, que diz á Camará só, e só a verdade, só e só aquillo que sente?... Decerto que o não merece, (apoiados) Sr. Presidente, se eu proferi alguma palavra que soasse mal, declaro aqui na Camará que a retiro, (muitos apoiado»)

Eu o que disse, e o modo como fallei, foi ludo não em referencia ás pessoas, que apresentam o • objecto, mas sim ao objecto em si (apoiado) e VOL. 4."— ABUÍL.--184&.

com o objecto e que eu declaro que me não posso conformar; contra o objecto e.que eu me hei de oppôr em quanto tiver forças (apoiados) já se sabe como Deputado, e fazendo-o assim creio que obro neste negocio com boa fé'. (Vo%cs: — E verdade, apoiado, apoiado) Eu dei a minha explicação, julgo ter satisfeito, (apoiado) E declaro ainda outra vez, que o que eu disse, e houver de dizer é tudo com relação só ao objecto, poique o não quero , (apoiado) e creio que a Camará também o não quererá, (apoiado, muito bem)

O Sr. Presidente: — Depois d'uma explicação tão satisfactoria , como aquella, que acaba de idar o Sr. Barros (apoiado) parr-ce me que este incidente deve terminar, ("apoiados) Passamos portanto a outros objectos.

Leram-se os seguintes pareceres de Commissôes.

PARECEU.— A Commissão deGuerra tendo examinado as emendas e additamentos feitos na Camará dos Dignos Pares ao projecto de lei sobre a*or-ganisação da escola veterinária ; reconheceo queellas em nada alteram as bases du mesmo projecto , adoptado por esta Camará; e por isso é de parecer que as mesmas emendas e additamentos sejam approvados, e que reduzido o projecto á forma de decreto seja submettido á sancção real. Casa da Commissão em 18 de Abril de 1845. — Fasconsellos de Sá, Domingos Manoel Pereira de Barros, Joaquim Bento Pé' reira, Barão de Leiria, José Pereira Pinto, F. M areei l y Pereira.

Foi approvado sem discussão.

PARECER.—-Srs. A Gnnraissão de Fazenda havendo attenlarnente examinado as emendas feitas pela Camará dos Dignos Pares ao projecto de lei , tendente a regular e ampliar algumas das disposições da lei de 10 de julho de 1843 , sobre o sello; e considerando que cilas são de pouca importância, é de parecer, que se approvem, e que com ellas se peça a real sancção do sobredito projecto. — Sala da Commissão 18 de abril de 1845.— Florido Rodrigues Pereira Ferraz, Barão de Chancelleiros, Bernardo Miguel de Oliveira Borges , Francisco António Fernandes da Silva Ferrão, José Bernardo fia Silva Cabral, Agostinho Líbano da Silva Pinto.

Foi approvado sem discussão.

PARECER. — A Commissão de Fazenda examinou com escrupulosa attençâo as contas do Sr. Deputado thesoureiro desta Camará B. M. de Oliveira Borges, e as da junta administrativa delia, pelas quaes se vê que tendo a junta recebido do mesmo thesoureiro, o saklo da ultima conta na importância de reis 1:825/24y e bem assim mais em 14 de dezembro de 1841- a quantia de réis 2:500/000 da ordem de pagamento n.° 484, recebera com estas parcellas directamente do Thesouro Publico em 23 de dezembro, e 16 de janeiro do corrente antio, pelas ordens de pagamento n.os 684 e 608 a só mina de réis 10:500/000 com a qual se elevou a sua responsabilidade areis 14:825/249 de que apresentou por encontros documentos de despeza legal na importância de réis 14:8l3/849> restando o saldo de re'is 11/400 de que fez entrega ao sobredito Sr, Deputado thesoureiro.1

Além deste saldo recebeo o mesmo thesoureiro com applicacão ás despezas desta Camará pelas ot-dens de pagamento n.°* 652, 767, 845, 882 a q«an-