O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 146 )

*CT'S£, Ministro do Reino: — Heide fazer uma Está levantada a Sessão. — Eram cinco horas da ÍVopos.tà para se sujeitar á deliberação da Camará; tarde. mas reservo-me para outra Sessão por não haver agora numero para deliberar.

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para a Sessão seguinte c—o Orçamento das despesas.

O 1.° REDACTOR,

J. B. CASTÃO.

N.° 10.

14 í»je Jufrfjo.

1843-

C,.

Presidência, do Sr. Agostinho (Vice .Presidente.)

hamada—- Presentes 7<_2 p='p' senhores='senhores' deputados.='deputados.'>

Abertura—:A uma hora da tarde.

Acta— Approv-ada sem discussão. CORRESPONDÊNCIA.

Uni Qfficio : •— Do Si. Bernardo Gorjão "Tíenriques , participando que por incòmrnodo de saúde não pôde comparecer á Sessão dó dia 12, e q.ue pelo mesmo motivo- não comparece á de hoje.—• >A Camará ficou inteirada.

Outro: — Do Sr. Deputado José' Ignacio de. Albuquerque, pedindo nm mez Je líc«-nça para tra-citai dá s»a saúde.— Foi-lhe, concedida.

Outro: — Dó Sr. A. P. He Carvalho , participando , que por incotnmodô dè'§'a-ude não pôde comparecer á Sessão do dia 1S.J e que pelo rne^tno motivo não pôde comparecer a "Sessão de hoje. — A Camará ficou inteirada.

-Sete Representações:— Apresentadas pelo Sr. Alves Martins , em que diffeienies Irman.dades da Vi!-Ia de Guimarães .reclamam conlra o Projecto do Governo sobre a Reforma d.as Inníilidados e iYIist-ricordias.—JT Cornniissáo. de Mi'sericordi.(is.

Teve; segunda leitura o se-guihté , .•

RÉQTJERIMEMTO.— Proponho que a -Com.missão Administrativa deata Cnrnaia , na• cònformidade íi;o art. 13 do Regimento interno da Secretaria da Ca-inãra de á J unia Administrativa as convenientes ins-tiucçòes para que na ausência dus Cortes renxtta ao Governo o Orçamsnlo dt; Recc.ita-. eDcspeza desta Ca tnarn , e os mais esclarecMi;entos necessários', 'segundo o art. 111 do Regimento da Cambra. — O Deputado,• *//ugusí

Foi approvado sem discussão...

O Si. Pereira, de Borras: —Si-, Presidente, por liiais esforços qu>e só tenha feito, para que as Sessões coíiH-cem ao ÍHOIO dia,- ainda até hoje-senão pôde conseguir tal cousa, porque quasi sempre começam iiHiito depois da nu a hora ; e corno o Paiz réclauta a nossa assiduidade para 'tratarmos de Ira-balhos- iviihlicos, c MI* sino pai liculai es , por v.on-segUiMti; mando xnr;a Prop st;a para a Mesa , para a 'qual prço i: urgutria, concebida DOS termos sego i'13. J es : ;

PROPOSTA.— Proponho (ju'é as Sessões'd-esta Ca-maru s»^»!!» de c.nco horas tileis', 'dosdc qutí eilasso íibrircm , e tjue ít: faça a cliiinadã meia liora de-'pois do moio dia,, e aqiulles Deputados, qíie nào estiver*"m pn-sentcs a ,ella , sejam seus -nomes inscri-plos .no Diário do Governo. Sala da Camará dos Deputados, 14 de Junho de 1843. — Ò Deputado^, D. Manoel Pereira de Barras.

Sendo julgado urgente-, disse

O Sr. Ministro do Reino:—Sr. Presidente, toda a Camará reconhece ;a necessidade , que ha d« . •trácraYmos de trabalhos itupoi lantes, que estão a cargo da Camará, e se efíVctLvamehte nào houverem as 5 horas de Sessão, e' absolutamente impo?-sivel , que àe faça alguma cou».a uUI , e que o Paiz inteiro reclama , por isso approvo a Proposta do Sr. '•Deputado.

i\âo havendo quem tnan pedisse, a palavra, /oi' a Proposta snbmftlida á votação, e foi a ppr ovada.

O Sr. Per e ir a Pinto:—Sr. Presidente, mando para -a .Mesa «ma Reprasentaçâo dos Alurnn^s da E^ccrla Mililat, e que fretjúenlam os estudos do.Ks-lado Maior, pedindo '-qu'é"s'« IhèS conserve o que lhes concedeu o Decreto de 15 de Jáiíerrd de 18^7, que determina que logo qvie estes A lumrios acabass-rn o curso completo y se lhe garantia o Posto de Te-ííeitte. Lembram niàis que se rio' O«Ç'»m-enlo ho.u-ver tal suppressão, se entenda somente com osAIum-. nos, que para o futuro frequentarem estes estudos, o, não-com os que actualmente os frequentam. -

O Sr.- Gavião.--^-Sf'. Pvesidente , Os Requerimentos que se fazerri para se imprimirem no Diário do. Governo .alguns trabalhos e Projectos de Lei', cos-tumam ser vocâes; entretanto tomo o Regimento determina que se fàçairi pbr escriplo, eu mando para a Mesa uiii Requerimento para 'este íun , e peço u stira urgência. : . • .

líiiQUERTMENTo.—Reqúeirò que se imprimam no Diário 'do Governo todos os Projectos de tributos, que foram 'dcsiriouidos na Sessâp "do dia 1£ dó cor-re n t e. -^— Ga viãô.

Não foi julgado urgente.

O Sr. Rebello Cabral: — Sr. Presidente , .mando .para a JVIes.á uma Representação de alguns Lavradores da C- marca de Santo r\ liyrso , queixando-se da faUa de uma Lei interpretaliva do Decrelo de 13 de 7\gos(o de 1832", 'e pedindo que, quanto arífes esta Camará se òccupe deste objecto.

Peço a. V. Ex.a {hc.. queira dar o destino conve-nienle. .

. O Sr.. Dias de Azevedo: — Sr. Presidente, o Sr. . AnJonioj Malafaia Fre'ire ri'elles por moléstia não pôde" vir á Sfíssão de hoje, e não pod--rá vir a m.ii-algumas p io inesmo motivo.

O Sr. Presidente:—A Camará fica inteirada.