O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DOS PARES. 37

dente deixar esse methodo ao prudente arbitrio da Commisião.
O SR. SILVA CARVALHO: — Na Camara dos Deputados de 1836 houve uma Commissão similhante a esta, que agora se piopòem, ella ouvia quem lhe parecia, mas trabalhava só, e sem a concurrencia de outra Comnissào; e eu acho certamente grande inconveniencia em se ouvir a Commissão que fez o Projecto, por que essa operacão levaria muito tempo, e traria comsigo grande demora na expedição da Lei, e na Camara poderá ella fazer as suas observações mesmo sobre a redacção.
O Sr. Presidcntc propoz: Se a Commissão de redacçáo trabalharia conjunctamente com a Comissão que tenha proposto ou informado o negocio? Decidiu-se pela negativa. Propor mais: Se todos os Projectos de Lei deverão em Ultimo logar enviar-se á Commissão de redacção? Resolveu-se que sim.

O SR. PRESIDENTE: — A hora já deu. — Se a Camara não tem objecção, não haverá Sessão arnanhan para dar tempo ás Commissões de adiantarem alguns trabalhos. (Apoiados.)

O SR. CONDE DA TAIPA:,— Eu linha a palavra para pedi a V. E\.ª o favor de me dizer quando se distribue o processo do Sr. Marquez de Niza?

O SR. PRESIDENTE: —Está-se imprimindo o Parecer da Commissão.

O S. CONDE DA. TAIPA: — Pois bem: eu quero pedir os autos para os ver em caza, por que o negocio é muito sério, e preciso entrar nelle com todo o conhecimento de causa.

O SR. CONDE DE LAVRADIO: —Eu tambem faço igual declaração.

O SR. SILVA CARVALHO: — O Parecer mandou-se imprimir; ha de ser distribuido, dado para Ordem do dia, entrar em discussão, e depois e que ha de decidir-se quaes os termos que deverão seguir-se.

O SR. CONDE D V TAIPA: — Eu quero ver os antes antes do Parecei da Commissão entrar em discussão, por que para votar no Parecer é que eu tenho necessidade de os ver.
O SR. PRESIDENTE: — Este negocio, fique o Digno Par descançado, não ha de ser tractado com precipitação; assim o assegura a integridade da Camara, e a de cadaum de seus Membros. (Apoiados.)
A Ordem do dia para Quinta-feira (12 do corrente é a continuação da discussão do Projecto de Regimento interno. — Esta fechada a Sessão.

Eram quatro horas e um quarto.

N: G.

Sessão de 12 de Janeiro.

1843.

T

JL II

(PRESIDIU o SR. DUQUE DE PALMELLA.)

TRES quartos depois da uma hora da tarde foi aberta a Sessão: estiveram presentes 33 Dignos Pajé — os Srs. Duque de Palmella, Marquezos de Abrantes, de Castello Melhor, de Fronteira, de NIZA, de Ponte de Lima, e de Santa Iria, Condes da Cunha, do Fanobo, de Lavradio, de Lumiares, de Paraty, da Ponte de Santa Maria, de Rio Maior, de Semodáes, da Taipa, e de Vilia Real, Viscondes de Fonte Arcada, da Graciosa, de Laborim, de Oliveira, de Poito Còvo de Bandeira, de Sá da Bandeira, da Seira do Pilar, e de Sobral, Barreto Fenaz, Ribafria, Gambòa e Liz, Maiglochi, Silva Carvalho, Serpa Machado, Polycarpo José Machado, e Triguenos.

Lida a Acta da Sessão antecedente, ficou approvada.
Mencionou-se um Officio do Digno Par Barão de Ancede, participando não ter podido comparecer na abertura da Sessão actual das Côrtes, como tencionava, mas que o faria brevemente, e logo que cessassem justificados ,motivos.—.1 Camara ficou inteirada.
O SR. MARQUES DE FRONTEIRA.. —O Sr. Marquez de Loulé encarregou-me de participar á Carmara que não podia comparecer por motivo de molestia

O SR. CONDE DE LAVRADIO: — Desejava saber se as copias das actas do Conselho d`Estado, que por determinação desta Camara foram pedidas ao Governo em 28 do mez passado, já vieram ou não?
O SR. PRESIDENTE: —A Mesa ainda até agora não recebeu commumicação alguma do Governo a esse respeito.

1843. —- JANEIRO.

O SR. CONDE DE LAVRADIO:—Nesse caso, requeiro que se tornem a pedir.

O SR. VISCONDE DE LABORIM:— Desejaria ser informado sobre o tempo que tem decorrido desde que essas copias foram pedidas até hoje.
O SR. SECRETARIO CONDE DE LUMIARES: — Officiou-se no dia 28 de Janeiro de 1842.
Consultada a Camara não annuiii ao requerimento.
O SR. CONDE DE LVVRVDIO:—Em 16 de Agosto passado tive a honra de apresentar nesta Camara dous Projectos de Lei, um regulando o modo de succeder ao pariato, e outro regulando as formalidades que deviam observar, para tomar assento nesta Camara, tanto os Pares por successão como os de nomeação Regia. Estes dous Projectos foram remettidos a uma Commissão; e como haja decorrido já tanto tempo sem que ella tenha apresentado parecer algum, peço á Camara que tome isto em consideração, porque, se ficarem indefinidamente na Commissão, quasi que será o mesmo que esbulhar-me do direito de iniciativa que tenho, assim como todos os Membros desta Camara.
O Sr. SILVA CARVALHO: — A Commissão não tem intenção de tirar o direito de iniciativa ao Digno Par, nem a demora e tão grande que mereça similhante accusação: a Commissão tem o seu Projecto prompto, mas entrou em duvida se o podia, ou devia apresentar á Camara como da Commissão. Em todo o caso, e ainda quando a Camara não convenha em que o Projecto lhe seja presente por parte da Commissão, eu assignarei o Parecer, e creio que mais alguns Senhores não duvidarão assignalo: e assim peço a V. Ex.ª que proponha á Camara como é que a Commissão deverá apresentar aqui o Projecto, por que

10