O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

94 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

deu em Hespanha entre a minha desthronada e um dos seus ministros. Magoou-me muito esta allusão do digne par, porque o facto não podia ter applicação ao governo portuguez. Ora, a camara sabe perfeitamente que ha muitas cousas que não podem passar de simples boatos, e é justamente o que acontece com o facto em questão; porque elle não foi averiguado, nem a historia o menciona. Quem sabe o que se passou no gabinete da minha com o seu ministro! Alem d'isso o digno par sabe perfeitamente o que são as intrigas da côrte, e daquella côrte, não só n'estes ultimos tempos, mas em epochas mais remotas. Deve portanto haver toda a cautela em aceitar-se tudo quanto se diz a tal respeito. Eu li as opiniões de alguns homens serios e inteiramente alheios a paixi5es politicas, nas quaes não se dá como verdadeiro o facto a que o digno par alludiu. Ha, sr. presidente, cousas lá fóra que não podem ser applicadas ao nosso paiz, e esta é uma d'ellas. Ninguem sabe pois, repito, quanto me magoou a referencia do digno par, por d'ella se poder inferir que houvesse applicação do facto ao nosso paiz.

Tenho dito.

(Durante este discurso entrou o sr. ministro das obras publicas.)

O sr. Presidente: - A hora está adiantada, e por isso talvez fosse melhor continuar ámanhã com a discussão.

O sr. Miguel Osorio: - Eu pedia a v. exma. que consultasse a camara sobre se ella consente que se prorogue a sessão até se votar este parecer.

Vozes: - É melhor ámanhã.

O Orador: - Muito bem; então retiro o meu requerimento.

O sr. Ministro da Marinha: - Sr. presidente, peco a v. exma. que me inscreva.

O sr. Visconde de Fonte Arcada: - O que eu peço a v. exma. é que recommende aos dignos pares que venham mais cedo, aliás não temos tempo para cousa alguma; hoje quando se abriu a sessão creio que eram mais de duas horas e meia.

O sr. Presidente: - A culpa não é minha, porque ás duas horas já eu me achava presente, e esperava pelos dignos pares para poder abrir a sessão. Assim como eu sou exacto, desejava tambem que o fossem os dignos pares.

Ámanhã continua a discussão d'este mesmo projecto.

O sr. Miguel Osorio: - Eu peco a v. exma. que me inscreva.

O sr. Presidente: - Eu peço perdão, mas não posso dar novamente a palavra ao digno par sobre este parecer, porque v. exma. já fallou duas vexes, e o nosso regimento determina que um orador não possa fallar mais do que duas vezes sobre o mesmo assumpto, salvo se a camara decidir o contrario...

O sr. Miguel Osorio: - N'esse caso peço a v. exma. que me inscreva para dar explicações, porque o sr. ministro do reino, nas considerações que fez, alludiu á minha pessoa, e por isso eu tenho necessidade de dar explicações.

O sr. Presidente: - V. exma. será inscripto. Eu peço aos dignos pares que attendam qual é a ordem do dia.

A ordem do dia para ámanhã é a continuação da que foi dada para hoje, que é o parecer n.° 3.

Está fechada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 1 de junho de 1869

Os exmos srs.: Condes, de Lavradio, de Castro; Duque, de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Sá da Bandeira, de Sabugosa, de Sousa, de Vallada; Condes, de Alcaçovas, d'Avila, de Azinhaga, de Cabral, de Cavalleiros, de Fonte Nova, de Fornos, de Sousa, da Ponte, de Samodães, de Sobral; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Algés, de Benagazil, de Chancelleiros, de Condeixa, de Fonte Arcada, de Porto Covo, de Soares Franco, da Vargem da Ordem, de Villa Maior; Barão, de S. Pedro; D. Antonio José de Mello, Costa Lobo, Rebello de Carvalho, Barreiros, Silva Ferrão, Margiochi, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Baldy, Casal Ribeiro, Rebello da Silva, Miguel Osorio, Fernandes Thomás, Ferrer.