O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1048

par o sr. Moraes Carvalho, que nenhum ministro o tem cumprido em todo o rigor das suas disposições. Pois quem mais se insurge contra as disposições de qualquer lei, o que a cumpre pedindo a reforma d'ella, ou o que deixa de a cumprir pretextando o seu respeito pelas suas disposições? Mas, repito; a questão não é da reforma do decreto de 1833, e desvia a questão dos termos em que os factos a collocam quem, para justificar o procedimento do ministro, attribue o facto que discutimos á deficiencia da lei, que a dar se, nunca até hoje havia provocado taes conflictos.

Podia pois, em vista d'estas considerações, deixar eu de apreciar a moção do digno par que me precedeu? Direi porém algumas palavras sobre ella, porque, trazida esta questão ao campo da discussão, não quero deixar de apresentar a minha opinião e significar sobre ella o meu voto.

O decreto de 5 de agosto de 1833 foi um decreto de occasião, referia se apenas á extincção dos padroados ecclesiasticos. Todos os governos o têem assim entendido até hoje (sussurro).

Sr. presidente, se V. ex.ª não impõe silencio á camara, não continuarei a usar da palavra, porque fallo para ser ouvido, e quando me não ouvem calo-me (apoiados).

O sr. Presidente: — A camara ouviu o digno par.

(Vozes: — Deu a hora.)

O Orador: — Então se V. ex.ª m'o permitte ficarei com a palavra para a sessão seguinte (apoiados).

O sr. Presidente: — A primeira sessão será ámanhã; a ordem do dia é a continuação da de hoje, e está levantada a sessão.

Eram quasi cinco horas.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão. do dia 21 de março de 1864

Ex.mos srs.: Conde de Castro; Cardeal Patriarcha; Duque de Palmella (Antonio); Marquezes, de Alvito, de Fronteira, de Niza, do Pombal, de Sá da Bandeira, de Vallada, de Sabugosa, de Vianna; Condes, das Alcaçovas, de Alva, de Avilez, d'Avila, da Azinhaga, da Louzã, de Mello, de Peniche, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, do Rio Maior, do Sobral, da Taipa, de Thomar; Bispos, de Lamego, de Vizeu; Viscondes, de Santo Antonio, de Benagazil, de Condeixa, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, de Ovar, de Soares Franco; Barões de S. Pedro, de Foscoa; Mello e Carvalho, Moraes Carvalho, Mello e Saldanha, Augusto Xavier da Silva, Pereira Coutinho, Teixeira de Queiroz, Custodio Rebello de Carvalho, Ferrão, Faustino da Gama, Margiochi, João da Costa Carvalho, Aguiar, Soure, Braamcamp, Pinto Basto, Silva Cabral, Reis e Vasconcellos, Izidoro Guedes, José Lourenço da Luz, Baldy, Eugenio de Almeida, Matoso, Silva Sanches, Rebello da Silva, Luiz de Castro Guimarães, Vellez Caldeira, Miguel Osorio, Miguel do Canto, Menezes Pita e Sebastião José de Carvalho.