O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

794

CAMARA DOS DIGNOS PARES

SESSÃO DE 13 DE MARÇO DE 1867

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. CONDE DE LAVRADIO

Secretarios os dignos pares

Marquez de Sousa Holstein

Conde d’Alva

As duas horas e meia da tarde, sendo presentes 21 dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

O sr. Secretario (Conde d’Alva) leu a acta.

O sr. Presidente: — Não havendo reclamação julga-se approvada.

Convido o digno par o sr. marquez de Vallada a occupar o seu logar na mesa.

O sr. Marquez de Vallada: — Expoz que achando-se presente o sr. primeiro secretario, cargo que por vezes preenchera na falta de s. ex.ª, agora que o mesmo digno par estava presente, e elle (orador) tinha de tomar parte no debate, requeria ao ex.mo sr. presidente que o dispensasse de occupar aquelle logar, e lhe concedesse a palavra antes da ordem do dia.

O sr. Presidente: — Eu sinto que o digno par não queira acquiescer ao meu convite, o que não obstava a que na ocasião em que quizesse fallar pedisse 'a palavra, e depois de usar d'ella retomasse o seu logar na mesa, porque de direito este logar pertence a s. ex.ª desde o momento em que a camara o elegeu.

O sr. Marquez de Vallada: — Asseverou ter servido na mesa ambos os logares de secretario por uns poucos de dias successivos em consequencia do sr. marquez de Sousa não ter comparecido.

O sr. Secretario (Marquez de Sousa): — Eu tenho occupado este logar todas as vezes que me tem sido possivel, e quando falto é por motivo justificado.

O sr. Marquez de Vallada: — Recordou que os cargos que se exercem n'esta casa, e em geral o serviço legislativo, prefere a qualquer outro. Assim se comprova pelas licenças que o governo pede para que os membros d'esta camara, que exercem empregos fóra d'ella, os possam accumular querendo, e sem prejuizo d'este serviço, a que todos os membros da camara são moralmente obrigados, quaesquer que sejam os cargos que se exerçam fóra d'esta casa.

Pedia novamente ao ex.mo sr. presidente que lhe concedesse a palavra antes da ordem do dia.

O sr. Presidente: — Depois de breves observações, declarou estar inscripto em primeiro logar para antes da ordem do dia o digno par o sr. marquez de Sá da Bandeira.

O sr. Marquez de Sá da Bandeira: — Pedi a palavra para mandar para a mesa uma representação da camara municipal de Abrantes, a qual peço licença para ter, e é do teor seguinte (leu).

Agora, sr. presidente, tambem vou mandar para a mesa um requerimento. (Entrou o sr. Ministro do Reino.) Chamo a attenção do sr. ministro do reino.

Eu acabei de ter uma representação da camara municipal de Abrantes, em que pede que seja conservado o districto de Santarem. A minha opinião tambem é de que esse districto deve ser conservado, e não só o de Santarem, mas todos que existem actualmente.

Se em 1835, quando se fez a divisão de territorio, se ti-