O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

384

Camara dos dignos pares

EXTRACTO DA SESSÃO DE 22 DE MARÇO. Presidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha. Secretarios os Sr.s V. de Gouvêa, V. de Benagazil.

(Assistiram os Srs. Presidente do Conselho, e Ministros da Justiça, Estrangeiros, Marinha, Fazenda, e Guerra.)

Pela uma hora e meia da tarde, tendo-se verificado a presença de 49 D. Pares; declarou o Em.mo Sr. Presidente aberta a Sessão. Leu-se a Acta da anterior, contra a qual não houve reclamação.

Leu-se a seguinte Correspondencia:

Um Officio do Ministerio da Fazenda remettendo o mappa á moeda de cobre que se tem cunhado no decennio do 1.º de Junho de 1840 até ao fim de Junho de 1850, pedido pelo Sr. C. da Taipa.

Outro do Ministerio da Marinha e Ultramar, remettendo a Nota dos vencimentos que durante a sua ausencia recebia do Estado da India, o Intendente da Marinha de Goa, e recebe, o Physico Mór daquelle Estado, como requerera o Sr. V. de Sá da Bandeira.

Estes dois Officios foram para a Secretaria.

Outro do Ministerio dos Negocios Ecclesiasticos e de Justiça remettendo um requerimento de Antonio Joaquim de Figueiredo Guimarães pedindo licença á Camara para que os D. Pares D. de Palmella, D. de Saldanha, e C. do Bomfim possam depor como testimunhas em um Processo crime.

Foi concedida.

O Sr. V. da Granja — Leu e mandou para a Mesa o Parecer da Commissão de Guerra sobre o Projecto de Lei n.º 249 da Camara dos Sr.s Deputados, que fixa a forca do exercito para o anno de 1851-52. '

Mandou-se imprimir.

Primeira parte da ordem do dia.

Discussão do seguinte Parecer (n.° 2.° 297):

A Commissão de Petições, examinando o requerimento, em que os Proprietarios do Brigue portuguez, Galgos que navega na Carreira de Lisboa e Ilha da Madeira representam o prejuizo, que á navegação nacional resulta da carreira dos Vapores inglezes fazendo escala por aquelles portos; intende que o requerimento deve sei remettido ao exame da Commissão de Administração publica. Sala da, Commissão, 11 de Março de 1851. = C. da Ribeira Grande. — C. do Farrebo. == B. da Vargem da Ordem.

O Sr. C de Lavradio — Sr. Presidente, este requerimento, senão me engano, foi apresentado pelo D. Par o Sr. B. de S. Pedro, e julgo que seria mais conveniente esperar que S. Ex.ª estivesse presente para então se discutir, pois creio que S. Ex.ª tem alguma communicação a fazer sobre este objecto.

Assim se resolveu.

Seguiu-se o seguinte Parecer (n.º 296): A Commissão de Petições examinou o requerimento de D. Antonia de Jesus Villas - boas, era que pede, como ultima herdeira da pensão de que gosa como sobrinha do fallecido Ex.mo Arcebispo de Evora, D. Manoel do Cenáculo, que a mesma pensão seja augmentada e paga com as Classes activas. A Commissão intende, que o requerimento deve ser remettido ao Governo, por ser a quem pertence propôr ás Côrtes quanto respeita a pensões, segundo a Carta Constitucional. Sala da Com