O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 2

EM 3 DE DEZEMBRO DE 1917

Presidência do Exmo. Sr. Vítor Hugo de Azevedo Coutinho

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
Alfredo Soares

Sumário - Abre a sessão com a presença de 52 Senhores Deputados. - Lê-se a acta, que se aprova quando se verifica encontrarem-se na sala 69 Srs. Deputados. - Dá-se conta do expediente e são admitidas proposições de lei, já publicadas no "Diário do Govêrno".

Antes da ordem do dia. - O Sr. Costa Júnior pede, e a Câmara autoriza, que na Mesa se proceda novamente à leitura da representação dos pais dos alunos dos liceus, já lida na véspera. Sôbre o assunto usam da palavra os Srs. Costa Júnior, Ministro de Instrução (Barbosa de Magalhães) e Ramada Curto, que termina pela apresentação de um projecto de lei de suspensão do decreto n.° 3:091, para que requere urgência e dispensa do Regimento. É rejeitado o requerimento. - O Sr. Alberto Xavier, invocando o artigo 37.° do Regimento, requere, e é aprovado, que sôbre o incidente se abra uma inscrição especial. Usa da palavra o Sr. Alberto Xavier - O Sr. Costa Júnior pede informações, que lhe são dadas pela Mesa, sôbre o processo eleitoral do Circulo de S. Tomé - O Sr. João Camoesas requere que entre em discussão imediata o parecer n.º 774, declarando a Presidência que não pode seguir êste requerimento nos termos do citado artigo 37.° do Regimento, pois que, aberta a inscrição especial, o assunto, considerado de ordem, tem de seguir até final. O Sr. Ramada Curto apresenta e justifica uma moção de ordem, que é admitida. - E lido o parecer referente à eleição para Deputado no Circulo de Ponta Delgada, tomando assento o Sr. Jaime de Sousa.- Continuando o incidente, o Sr. João Camoesas justifica uma moção de ordem, que é admitida. O Sr. Baltasar Teixeira apresenta uma moção de ordem que é admitida. Segue-se o Sr. Deputado Correia Mendes, que proouz extensas considerações. O Sr. Vasco de Vasconcelos expõe o parecei dos evolucionistas. A discussão fica pendente.

Antes de se encerrar a sessão. - O Sr. Jorge Nunes trata do novo regulamento sôbre a publicação dos registou parlamentares, dando-lhe informações o Sr. Baltasar Teixeira.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imediata para o dia seguinte.

As 14 horas e 35 minutos principiou a fazer-se a chamada.

Presentes à chamada, 69 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à sessão:

Abílio Correia da Silva Marçal.
Abraão Maurício de Carvalho.
Alberto Xavier.
Albino Vieira da Rocha.
Alfredo Maria Ladeira.
Alfredo Soares.
Amílcar da Silva Ramada Curto.
Aníbal Lúcio de Azevedo.
António Alberto Charula Pessanha.
António Albino Carvalho Mourão.
António Augusto Tavares Ferreira.
António Caetano Macieira Júnior.
António Cândido Pires de Vasconcelos.
António Augusto Portocarrero Teixeira de Vasconcelos.
António da Costa Godinho do Amaral.
António Dias.
António Maria da Silva.
António Marques das Neves Mantas.
António Nogueira Mimoso Guerra.
António de Paiva Gomes.
António Vicente Marçal Martins Portugal.