O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 3 de Dezembro de 1918 3

José Augusto Simas Machado.
José Eugénio Teixeira.
José Feliciano da Costa Júnior.
José Féria Dordio Teotónio.
José de Figueiredo Trigueiros Frazão, (Visconde do Sardoal).
José Jacinto de Andrade Albuquerque Bettencourt.
José das Neves Lial.
José Nunes da Ponte.
José de Sucena.
Justino de Campos Cardoso.
Luís Ferreira de Figueiredo.
Luís Monteiro Nunes da Ponte.
Manuel Ferreira Viegas Júnior.
Manuel José Pinto Osório.
Manuel Rebelo Moniz.
Miguel de Abreu.
Miguel Crespo.
Serafim Joaquim de Morais Júnior.
Silvério Abranches Barbosa.
Tomás de Aquino de Almeida Garrett.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada.

Procedeu-se à chamada.

O Sr. Presidente (às 15 horas e 15 minutos): - Estão presentes 91 Srs. Deputados, número suficiente para a Câmara funcionar.

Está aberta a sessão.

Constando-me que estão nos corredores da Câmara os Srs. Deputados Francisco Joaquim Fernandes e Francisco Veloso, convido os Srs. Deputados Moreira de Almeida, Calado Rodrigues, Pinheiro Torpes e José Henrique Pinheiro, a introduzirem S. Exa. na sala.

Foram introduzidos e tomaram assento.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à leitura da acta da sessão de 4 de Novembro.

Foi lida a acta.

O Sr. Presidente: - Está em discussão.

O Sr. Aires de Ornelas: - Sr. Presidente: a Leitura da acta, que acaba de ser lida na Mesa, sugeriu-me, naturalmente, um certo número de observações, mas consta-me que a sessão de hoje é dedicada a comemorar um dos actos mais solenes da humanidade, qual é a vitória nossa e a dos aliados na grande guerra em armistício.

Nestas condições, e em homenagem à união que nesta casa se deve sempre manifestar em ocasião de celebração nacional, entendo, como os moas colegas dêste lado da Câmara, que melhor caberia a explanação dessas observações numa sessão de carácter mais reservado e, por isso, lembrava-me de solicitar de V. Exa., Sr. Presidente, que na próxima sessão desta Câmara pudesse, então, fazer as observações que por motivos de ordem internacional eu não desejaria fazer agora.

O orador não reviu.

O Sr. Marcolino Pires: - Sr. Presidente: pedi a palavra parra declarar à Câmara que a maioria concorda com o modo de ver apresentado pelo Sr. Aires de Ornelas, isto é, que a sessão de hoje seja destinada a comemorar a vitória dos aliados. Aqui dentro somos todos portugueses e, por isso, em nome dêste lado da Câmara, declaro que estamos resolvidos a liquidar, na próxima sessão, o incidente a que S. Exa. se referiu.

O orador não reviu.

Foi aprovada a acta da sessão de 4 de Novembro.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à leitura da acta da sessão de 7 de Novembro.

Lida na Mesa, foi aprovada sem discussão.

O Sr. Presidente: - Impõe-se, manifestamente, à consideração da Câmara um facto extraordinário e sem precedentes na história da humanidade, qual o da vitória dos aliados na grande guerra mundial que teve o seu início em 1914.

Essa vitória ora em tudo profundamente portuguesa; foram armas nossas que brilharfam mais uma vez ao sol da glória; foram povos da nossa raça que se ergueram na maior epopeia de todos os séculos; foram almas levantadas de todos os recantos da terra que, juntas com as nossas, impuseram, mais uma vez, o império da justiça, o triunfo da civilização moral.

Creio, portanto, estar no ânimo da Câmara um voto de congratulação por tam glorioso acontecimento e ainda a consa-