O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

Admissões

São admitidas as seguintes proposições de lei, já publicadas no "Diário do Govêrno":

Projectos de lei

Dos Srs. Alves dos Santos, Afonso do Melo e João Bacelar, considerando distrital a estrada municipal da Lousa à Sandoeira ou Vila Flor, comum aos concelhos de Lousa e Miranda do Corvo.

Para a Secretaria.

Admitida.

Para a comissão de administração pública.

Do Sr. José Monteiro, permitindo a nomeação de candidatos do sexo masculino para professores da disciplina que constitui o IX Grupo (desenho) nos liceus femininos.

Para a Secretaria.

Admitido.

Para a comissão de instrução secundária.

Antes da ordem do dia

É lido na Mesa um acórdão do tribunal da segunda comissão de verificação de poderes.

São proclamados deputados os Srs. Henrique de Vasconcelos e Viriato da Fonseca.

O Sr. Rocha e Cunha (Ministro da Marinha): - Mando para a Mesa uma proposta de lei, organizando as escolas de marinha mercante.

Vai adiante por extracto.

O Sr. Pais Rovisco (para interrogar a Mesa): - Ainda não são decorridos dois dias que V. Exa. ouviu da boca do nosso leader palavras de louvor.

É que nós não regateamos fazer justiça a quem dela tem direito, mas o que é certo tambêm é que não abdicamos dos Direitos que nos assistem e da consideração que nos é devida.

Assim, tendo ontem pedido a palavra para interrogar a Mesa sôbre se nela se encontrava alguma nota de interpelação ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, S. Exa. me respondeu negativamnete.

Qual porêm não é o meu espanto, quando hoje vejo marcada uma interpelação ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros!

Desejava saber se ontem já se encontrava na Mesa essa nota de interpelação.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Quando V. Exa. ontem pediu a palavra para interrogar a Mesa, julguei que se referia a qualquer nota de interpelação enviada ontem mesmo, e não àquela que hoje está em ordem do dia.

Se V. Exa. tivesse especificado, eu ter-lhe-ia dito que essa nota de interpelação já estivera dada para ordem numa das sessões da passada sessão legislativa.

S. Exa. não reviu.

O Sr. Campos Melo: - Desejava ver presente os Sr. Ministro da Guerra ou do Interior, a fim de tratar um assunto urgente.

V. Exa. sabe dizer-me se S. Exa. se encontra na Câmara ou se nem vem à sessão?

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Eu não sei se S. Exa. vem à sessão, mas vou mandar telefonar, preguntando-lhes se estão presentes à sessão de hoje.

O orador não reviu.

O Sr. Nóbrega Quintal (para interrogar a Mesa): - Desejava saber se na Mesa consta alguma cousa sôbre a eleição de Timor.

O Sr. Presidente: - Sôbre a eleição de Timor não existe na Mesa nenhum documento.

O Orador: - Desejava tambêm saber se há alguma cousa sôbre a eleição de Angola.

O Sr. Presidente: - Faltam apenas algumas formalidades, que mandei pedir ao Ministério das Colónias, e logo que as receba, enviá-las-hei à comissão de verificação de poderes.

O Sr. Quintal não reviu, nem foram revistas pelo Exmo. Presidente as suas informações.

O Sr. Paiva Gomes: - Sr. Presidente: eu ontem, como declarei a V. Exa., tinha