O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO N.º 14

(NOCTURNA)

EM 18 DE DEZEMBRO DE 1919

Presidência do Exmo. Sr. Domingos Leite Pereira

Secretários os Exmos. Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira
António Marques das Neves Mantas

Sumário. - Respondem a chamada 60 Srs. Deputados. Lida a acta é aprovada, sem discussão. Dá-se conta do expediente. É aberta a sessão.

Antes da ordem da noite. - O Sr. Francisco Cruz pregunta se a sessão tem uma ou duas partes. O Sr. Presidente presta explicações.

O Sr. Presidente comunica à Câmara o falecimento do contra almirante Sr. Borja de Araújo, propondo um voto de sentimento, a que se associam, em nome do Govêrno e de todos os lados da Câmara, os Srs. Ministros dos Negócios Estrangeiros (Melo Barreto), Júlio Martins, António Granjo, António Maria da Silva, Jaime de Souza, Pacheco de Amorim, Viriato da Fonseca.

Primeira parte da ordem da noite. - Entra em discussão o parecer n.° 255, usando da palavra os Srs. Raúl Portela, António Granjo e António Maria da Silva.

Entra-se na

Segunda parte da ordem da noite. - Continuação da interpelação do Sr. Brito Camacho, sôbre o caso do arroz. Trocam-se explicações entre o Sr. Costa Júnior, e o Sr. Presidente. Usam da palavra o Sr. Júlio Martins, que manda lima moção para a Mexa e o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros. O Sr. Nóbrega Quintal requere a prioridade para a moção do Sr. Júlio Martins, trocando-se explicações entre o Sr. Presidente e os Srs. Nóbrega Quintal e Brito Camacho. O Sr. António Maria da Silva pede a leitura de todas as moções. Entrando em discussão o parecer 292, o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros comunica que o Sr. Ministro da, Instrução (Joaquim de Oliveira) não pode comparecer por motivo de serviço público, sendo o Sr. Costa Júnior de opinião que não deve discutir-se sem a presença do Sr. Ministro da Instrução. O Sr. Pedro Pita pede que a Câmara seja consultada sôbre se concorda com a prorrogação da sessão até a votação da proposta.

É aprovado. Lido o artigo 1.° e tendo usado da palavra, sôbre êle, o Sr. Costa Júnior, é aprovado.

Abertura da sessão às 21 horas e 45 minutos.

Presentes à chamada 65 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Correia da Silva Marçal.
Afonso de Melo Pinto Veloso.
Alberto Álvaro Dias Pereira.
Alberto Carneiro Alves da Cruz.
Álvaro Pereira Guedes.
Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.
António Albino Marques de Azevedo.
António Augusto Tavares Ferreira.
António da Costa Ferreira.
António da Costa Godinho do Amaral.
António Dias.
António Francisco Pereira.
António Joaquim Granjo.
António José Pereira.
António Lôbo de Aboim Inglês.
António Maria da Silva.
António Marques das Neves Mantas.
António Pais Rovisco.
António Pires de Carvalho.
Baltasar de Almeida Teixeira.
Bartolomeu dos Mártires Sousa Severino.
Diogo Pacheco de Amorim.