O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

otário da Captara doa t)epntodo*

umft promessa e, vida nova para Portugal.

O momento, como disse, ó muito difícil; mas eu suponho .que, compenetrados todos nós das dificuldades presentes, a tarefa, sempre árdua, de Presidente da Câmara, será para mim fácil desta vez, porquanto todos nós procuraremos trabalhar afinçadamente.

Venho da Presidência do Ministério e, por consequência, dum meio político em que as paixões se debatem violentamente; luas não é difícil para. mim, nem foi, deixar ficar fora deste lugar qualquer paixão política, porque, por temperamento e por feitio, fui sempre avesso a entrar em pugnas políticas entre republicanos.

Fica, por consequência, a Câmara sabendo que neste lugar eu usarei sempre da máxima imparcialidade e que as opo-sições, sobretudo, terão em mim um constante e estrénuo defensor dos seus direitos. (Apoiados).

Agradeço a todos que votaram no meu nome a subida, honra que me concederam, e àqueles que não quiseram .votar em mim eu garanto que procurarei, pelos meus actos, merecer-lhes a confiança que neste momento porventura ]hes não inspiro.

Agradeço, pois, a V. Ex.llf! a.honra que me dispensaram,

O Sr. Álvaro de Castro; — Sr. Presidente : em nome da maioria parlamentar eu saíido V. Ex.a pela sua eleição pa,ra Presidente desta Câmara.

Com certeza, que V. Ex.a, que desempenhou o alto cargo de Presidente do Ministério, afirmando sempre lima grande imparcialidade, vai agora neste lugar colher os mjesmos louros e os mesmos aplausos que mereceu como chefe do Governo.

Da parte da maioria pode V. $x.a contar sempre com a boa vontade e o desejo de acatar as resoluções de V. Ex.a, para que os trabalhos do Parlamento possam ser úteis, como é necessário, à vida da Nação. (Apoiados).

O Sr. António (franjo; — Sr. Presidente : a minoria liberal está corta de que V. Ex.a, ocupando novamente o lugar de Presidente desta Câmara, o continuará

exercendo imparcialmente, sem tendência ou afeição para nenhum lado da Câmara, defendendo os direitos de todos os Deputados*.

A minoria liberal assim o espera, reiterando a V. Ex.R a sua confiança.

Aproveito a ocasião para declarar à Câmara que vejo repetirem-se, por parte da maioria, actos que a minoria liberal tem de considerar de manifesta hostilidade. (Apoiados),

O orador não reviu.

O Sr. Júlio Martins: — Sr. Presidente: em nome do Grupo Parlamentar Popular cumprimento V. Ex.* pela sua ascensão à Presidência, congratulando-ine por esse facto.

Em nome do grupo parlamentar que represento afirmo que a tarefa de V. Ex.a há^de* ser facilitada tanto quanto possível, esperando nós que V. Ex.a usará sempre da máxima imparcialidade.

O Sr. Manuel Jpeé da Silva (Porto): — Em nome do Partido Socialista, cumprimento V. Ex.a pela eleição que acaba do realizar pç, fazendo voíoã para que seja feliz no desempenho da sua missão.

Em nome do Partido que represento neste momento, afirmo que daste lado da Câmara nunca se criarão dificuldades que V. Ex.a não possa vencer.

O orador não reviu,

O Sr. Presidente do Ministério e Iflinis-tro do Interior (Domingos Pereira): — Sr. Presidente: congratulo-me com a eleição de V. Ex.^ para o alto cargo em que foi investido, facto que vem^mais uma vez afirmar a consi4eração em que V. Ex.a é tido péla sua imparcialidade e pelos seus sentimentos de justiça,

V. Ex.a ocupa superiormente esse lugar e, em nome do Governo, saúdo V. Ex.a enternecidamente, do fundo do meu coração. A Câmara prestou a V. Ex.A a justiça que lhe ó devida.