O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Governo afirma a decisão de desmentir no estrangeiro as~ falsas notícias difundidas sobre a nossa situação interna, em modo a manter além fronteiras o bom nome de Portugal e esforçar-se há por continuar a antecipação da restituição por parte da Inglaterra do maior número possível dos navios ex-alemães que lhe foram cedidos.

O Governo entende, porém, ser-lhe in-diápensável, em .face da perturbação deste momento, enfrentar alguns" problemas de instante solução, o adiamento do Congresso da República, a quem virá pedir, para o interregno parlamentar, as indispensáveis autorizações.

Não pretende isentar-se ao dever do prestar contas aos representantes da Nação, e ante eles virá, mal transcorra o período anormal, pedir-lhes as suas sanções. E então será o ensejo de, se os esforços do Governo não forem' estéreis, outros homens mais competentes assumirem o. puder, que íeinos o ousada mas patriota desejo de delegar-lhe em circunstância da sua capacidade poder popu-pularizar-se exclusivamente, firmando-se num progresso económico e social desta Pátria.

Para tanto não hesitará o Governo em nenhuma atitude, porque, pretendendo firmar a ordem, com garantia das actividades úteis, quere, de vez, sanear a atmosfera moral da República, punindo o delito onde o encontre. Porque só os crimes impunes desonram os regimes.

Ordem pública, pois, honestidade e trabalho."Eis a divisa do Governo».

O Sr. António Maria da Silva: — Sr.

Presidente: acaba de se apresentar a esta Câmara o Governo da presidência do coronel Sr. António' Maria Baptista.

S. Ex.a ascendeu ao poder em circuns-tância.-i especiais da nossa história e vida política.

Temos de pesar essas circunstâncias especiais, e independentemente disso, temos de atender aos altos e relevantes serviços por mais de uma vez prestados em defesa da nossa Pátria e da nossa República, por S. Ex.n (Apoiados}. ,

Não posso nesta hora, e porque, de resto, era absolutamente desnecessário, citar todas as circunstâncias em que a sua energia se efectivou.

Diário da Câmara dos Deputados

Já ontem, quando da sua posse, tive 'ensejo de frisar que o programa, pelo menos nesta hora, embora tivesse um enunciado restrito, era, que se coadunava mais c.om as circunstâncias; e quando S. Ex.a afirmava que era necessário manter a ordem e o prestígio das instituições, eu recordei a S. Ex.il, e S. Ex."a conformou-se absolutamente com isso, e de resto era o seu pensamento, que o manter a ordem contendo com o problema basilar-da resolução do das subsistências.

Tinha maior valor quanto essa ordem podia ser, de momento, da maior importância para o País.

Fiz também nessa hora o apelo a todos os funcionários públicos, para «justarem a sua posição com a situação melindrosa também do Tesouro Públicos o com as ins-, tituições do Estado.

Confiava absolutamente na energia "do ilustre Presidente do Ministério, na sua esclarecida inteligência, por forma a impor as soluções necessárias do problema económico e financeiro. (Apoiados}.

Em resumo, a declaração que S. Ex.a acaba de fazer à Câmara, contèndo-se embora nela o conjunto de tais problemas, alguns dos quais se impõem, pertence a um Ministério cuja maioria é do partido a que me honro de pertencer.

Liaimente, com a certeza absoluta 'de que deseja solucionar uma obra, como sempre tem demonstrado pela sua acção enérgica em situações perigosas para o regime e pela causa pública, dei-lhe e dou--Ihe o meu apoio necessário para que se normalize a vida republicana, como foi votado mima moção do grupo parlamentar do meu partido.

Assim, pois, eu dirijo ao Sr. Presidente do Ministério e seus colegas do (íovGr-no as nossas saudações, e asseguro-lhe o convencimento em que estamos de que a sua obra resultará benéfica para o País e para a República. (Apoiados}.

O discurso será publicado na integra, revisto pelo orador, quando restituir, revistas, as notas taquigrâficas (juv U/e foram enviadas?