O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 9 de Março de 1930

Democrático, o Partido Liberal e ainda o Partido Popular, se não levantasse um protesto veemente contra afirmações de que eles não representam a verdade dos factos. (Apoiados).

&O que representa hoje o Partido Socialista no mundo?

O .Sr. Ramada Curto:—

O Sr. Ladislau Batalha: — Apoiado!

O Orador:— Os partidos mais conservadores, nos países mais reaccionários, incluem nos seus programas uma política de Intervenção e, informados pelas reclamações do proletariado, são muitas vezes mais avançados que o próprio programa socialista.

Sr. Presidente: quando o ilustre Deputado, Sr. Ramada Curto, disse que todo partido burguês era um pouco socialista, disse a verdade, como eu digo' a verdade afirmando que, porventura, não há hoje dentro dos Estados partidos mais conservadores do que partidos socialistas. (Apoiados),

E veja V. Ex.â e a Câmara a forma por que o Sr. Ramada Curto, no Governo, pôs a sua assinatura a uni documento; draconiano (Muitos apoiados] em virtude ' do qual os funcionários públicos eram j demitidos., (Muitos apoiados).

Feita, assim, a declaração, em nome do meu partido sobre a sua atitude em ] face do Governo; feito este meu protesto que ó exigido pela fé que tenho no meu partido e na República contra as afirmações do Sr. Ramada Curto, tenho apenas do desejar que a acção do Governo se; oriente sempre poios supremos interesses da Pátria e da República, e que o Governo encontro as convenientes soluções \ para os problemas dentro dos quais nos do-; batemos. A nossa acção será de fiscalização, mas não impossibilitaremos a sua acção, visto estarmos absolutamente resolvidos a dar-lhe o necessário apoio cm questões do ordom pública o om questões do carácter internacional.

São estas as declarações quo tonho a fazer. Eram as necessárias, e suo as suficientes. (Apoiados).

Tenho dito.

O discur&o será publicado na integra, revisto pelo orador, quando restituir, re-

vistas, as notas taquigráficas que lhe foram enviadas.

O Sr. Ramada Curto (para explicações):— Pedi a palavra para explicações, chamado pelo Sr. António Grunjo.

Longe de mim qualquer afirmação de doutrina que envolva menoscabo pessoal aos membros dos partidos da burguesia, e ao direito que cada um tem do trabalhar no vácuo e sem finalidade. A afirmação que eu fiz foi que os partidos socialistas, quer em Portugal, quer em toda a parte do "mundo, asseguram a- transformação reformista e pacífica da sociedade actual para uma sociedade que ó reclamada Mo só pelos socialistas políticos, como pelos socialistas não políticos, como os sindicalistas. É apenas uma divergência de técnica.

Em Portugal, a maior parte do operariado está hoje dentro da ilusão sindicalista, e pretendem até organizar a sociedade do futuro dentro da organização dos sindicatos profissionais, mas creia n Câmara que a adaptação da sociedade portuguesa às novas instituições não se fará por via do sindicalismo revolucionário, nem em Portugal nem em país nenhum do mundo.

Apartes.