O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16

O Sr. Cunha Liai; —

A portaria que foi enviada ao Ministério em constituição estava já composta na Imprensa Nacional, faltando simplesmente assiná-la.

O Orador:—A portaria que estava já composta na Imprensa Nacional e de lá foi retirada para servir de ultimatum' ao Governo que estava' a constituir.-se, essa portaria dando á Companhia Portuguesa 17:500 contos, foi publicada no Diário do Governo de- ontem pelo Governo demissionário.

Sr. Presidente: posta de parte a organização do gabinete do Sr. António Maria da Silva, não mais, oficialmente, soube da resolução da crise. Li nos jornais que tinha sido convidado a formar gabinete o Sr. Álvaro de Castro: S. Ex.a deu-me a honra de pedir que me avistasse com S. Ex.a no gabinete do Ministério do Interior. Disse com toda a lialdade a IS. Ex.a: constitua V. Ex.a o seu Governo, o que o Partido Republicano Popular lhe oferece ó que -não levantará qualquer espécie de obstáculos à constituição desse Governo, e, se V. Ex.a precisar do adiamento do Parlamento,' o Partido Popular votará esse adiamento.

Sr. Presidente:. também, sem mais ser chamado oficialmente, soube que S. Ex.a não tinha conseguido levar avante a organização do seu gabinete, e com surpresa vi que o meu ilustre amigo Sr, António Maria Baptista era encarregado de constituir gabinete. Convidado a avistar--me com S. Ex.a, disse-me que me tinha mandado chamar para me participar que tinha sido encarregado pelo Sr. Prosi dente da República de organizar gabinete, tendo-lhe sido dada plena liberdade para constituir um Governo nacional, o que não pôde efectivar, não conseguindo igualmente formar um Governo de concentração em virtude de desiiCuido com O Partido Liberal, terminando por apelar para um Governo partidário, que estava constituído.

Respondi a S. Ex.a, em nome do meu Grupo, que o adiamento o votava porque não podia deixar do o fazer, mesmo porque estava resolvido, se fizesse parte do Govôrno, a vir pedi-lo ao Parlamento. Quanto a autorizações parlamentares, eu

Diário da Câmara dos.

disse ao meu amigo Sr. coronel António Maria Baptista que não lhe dava o meu assentimento, porque ' esta não .era a hora própria, e porque não sabia o que S. Ex,a pensava sobre elas, e, por consequência, não arriscava uma opinião.

Sr. Presidente: está assim feita, nas suas linhas gerais, a história desta crise pelo que respeita, à acção do Grupo Parlamentar Popular'. .

O Sr. Antó.nio Maria Baptista vem hoje pela primeira vez aprosentar-se à Câmara dos Deputados; S. Ex.a vem com uma tremenda responsabilidade, tomando o encargo da- constituição do Governo nesta hora. S. Ex.a constituiu um Govôrno partidário, segundo tenho ouvido afirmar, mas não me parece; parece-me, Sr. Presidente, ver neste Governo uma concentração democrático-liberal, pois julgo que nem todos os Ministros que estão ao lado do Sr. coronel Baptista se encontram inscritos no Partido Republicano Português.

O Sr. António Granjo: — V. Ex.a dá-me licença? E para afirmar a V. Ex.a e à Câmara, por uma forma clara e peremptó,-ria. por parte do Partido Tí.finnhlir.a.no Liberal, ' que o Sr. Júdice Bicker, que -me parece estar efectivamente inscrito neste partido, não faz parte do Governo cpm. autorização nem com o conhecimento dos organismos dirigentes deste partido. Fô--15 apenas por seu livre arbítrio," e declaro que nãox ó representante do Partida Liberal.

O Oradora — Sr. Presidente: neste ponto de vista da minha doutrina ó-me absolutamente indiferente qiie o Governo seja exclusivamente democrático ou de concentração deraocratico-liberal.

Sr. Presidente : permita-me agora V. Ex.a, e se o não fiz já não foi por menos consideração, que felicite o Governo e que tenha muita sorte na obra q,ue vai realizar.

Li a declaração ministerial, li o prq-graraa do Governo, e eu desejaria antes que o Sr. Presidente do Ministério se colocasse estritamente debaixo do ponto de vista da ordem pública em-vez de vir nesta hora grave do País com um programa circunstanciado pelas diferentes pastas.