O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

Diário da Câmara dos Deputados

quererem colaborar no 'Governo da minha presidência, por circunstâncias diversas e conformes com a situação de cada um desses partidos, embora me tivessem declarado que a sua atitude no Parlamento seria de apoio ao Governo, votando inclusivamente o adiamento e as autorizações depois de as conhecerem em detalhe. •

Quanto ao Governo de ordem partidária não se constituiu, não por divergências, evidentemente, com os outros partidos, mas por divergências dontro do próprio partido a que pertenci, divergências que eram tam fundas que me obrigaram a tomar uma atitude isolada dentro da República Portuguesa.

Essas divergências, que interessam manifestamente à vida política da República e à vida dos seus partidos, não é necessário explaná-las neste momento perante o Parlamento e perante o País, porque dâlguma maneira o País tem ia suficiente

O v .

conhecimento da forma perturbada como corria a vida do grande partido da República, e significando quo era preciso que esse partido tomasse uma outra coosão, unia outra homogeneidade, que porventura resulta de não nos entendermos, nós, homens que temos uma fé absolutamente republicana, nos pontos de vista, de processos, de princípios e • de ideas diferentes.

Tendo a convicção de que os países s6 vivem pela força dos .seus políticos, e que só vivem pela força das sitas organizações partidárias, embora pequenas, entendo, no.emtanto, que não é da grandeza dos partidos que resulta' a segurança da Re-{-pública, mas da sua forte coesão e da unidade dos seus pontos de vista.

Não íoi um acto impensado que pratiquei, mas um acto longamente pensado, i feito sem sentimentos de ódio, de represálias ou de maus sentimentos contra qualquer pessoa, porque, a todos dedico a mesma estima que anteriormente tinha, mas certo de que cumpri um dever de esclarecer, perante o país republicano, a política republicana, e assumindo uma situação em que eu tenho unicamente sobre os ombrofe as minhas próprias res-ponsabilidades, e não as responsabilidades doutros, de que inteiramente discordo.

Seria talvez a hora ao assumir esta atitude na política portuguesa, de fazer

declarações de ordem política genérica, o que se poderia chamar o meu programa político de acção, mas não o faço para que se não diga .que nesta hora eu levanto um conjunto de ideas e princípios unicamente para os opor às ideas e aos pensamentos do Governo, e, duma maneira indirecta, procurar destruir o Governo que se organizou após a impossibilidade em quo eu me encontrei de consti-.tuir o meu ou procurar derrubar um Governo que se constituiu numa hora grave, ao qual nenhum.de nós deseja levantar dificuldades à sua marcha, porque é essencial que um Governo exista e que dentro das forças republicanas se constituam todos os grupos, se organizem e só reorganizem as próprias forças republicanas, para dar possibilidade a que só constitua um Governo • que agremie nas cadeiras do Poder e no Parlamento todos aqueles que, com os mesmos sentimentos e com as mesmas ideas políticas, possam de facto organizar um instrumento útil à República, e que não seja de facto uma ficção.

A demonstração . a fazer é de que o maior partido da República. íiniiota em que a República tinha as maiores es-porunças, não direi por defeitos fundamentais do próprio partido, mas porventura por dificuldades da criatura que tinha sido chamada a ocupar o lugar mais elevado dentro do partido, se manifestou perante a crise actual como absolutamente destituído das condições de coesão, para ser de facto dentro da República a grande força Que até ainda há pouco tempo tinha sido.

Eu desejarei que ao abandonar 0= Partido „ Republicano -Português este possa encontrar todas as forças de reorganização, de maneira a vir a ser dentro da República a grande força activa que já foi, e a que a República tantos serviços deve.