O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

ÍÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

129

EM 12 DE AGOSTO DE 1920

Presidência do Ex,mo Sr, Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Ex,m08 Srs.

Sumário.—Aberta a sessão com a presença de 23 iSVs. Deputados, é lida a acta e dá-se conta do expediente.

È aprovada a acta, estando presentes 57 6Vs. Deputados.

Admitem-se vários projectos ue lei.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Ministro das Colónias (Ferreira da líocha) requere que entrem em discussão as emendas do Senado ao parecer n." õõõ-B. Aprovado. (Alterações à proposta de lei que regula o funcionamento e composição dos Conselhos Legislativo» e Executivos das colónias e as atribuições dos Altos Comissários}. Aprovada a redacção do Senado.

- O Sr. Paiva Gomes ocupa se-do subsidio aos Deputados coloniais durante o interregno parlamentar, bem como da publicação de vários decretos, feita ao abrigo do artigo 87." da Constituição.

Entra em discussão .um projecto de lei do Sr. Paiva Gomes, propondo a anulação do decreto n.° 6:710.

Usam da palavra os Srs. Ministro das Colónias, Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) António José Pereira e Ferreira Dinis. Aprovado.

Ê posto à discussão um projecto de lei do Sr. Paiva Gomes, propondo a anulação de seis decretos publicados no «Diário do Governo» de 16 de Abril de 1920.

Aprovado, depois de rejeitado um requerimento do Sr. António José Pereira para que o projecto baixasse à comissão de colónias, e de te^em falado os Srs. Paiva Gomes, Mannel José da Silva (Oliveira de Azeméis) e Ministro das Colónias.

Entra em discussão o parecer n.° 525, fixando o custo das obras do porto de Leixões.

Sobre a generalidade falam os Sr*, Júlio Martins, Eduardo de Sousa, Mem Verdial e Xavier da Silv

Aprovado na generalidade e especialidade com vários aditamentos.

Vários Srs. Deputados requerem que eejam discutidos na sessão imediata, em ordem do dia, di-oersoo vareceres.

Baltasar de Almeida Teixeira Orlando Alberto Marcai

Entram em discussão os pareceres n.°* 546, 1S4' 455,f&">3, 036, sendo aprovados com emendas.

E posto à discussão um projecto de lei do Sr. Raul Tamagnini, sobre os trabalhos judiciais durante as férias. Aprovado com emendas.

São postas à discussão os pareceres n.''' 521 (aprovado), 428 (aprovado com emendas), 400 (rejeitada a emenda do Senado), 47i (aprovada a redacção do Senado), 107 (rejeitado), 274 (aprovada a redacção do Senado), 833 (idein), 82 (rejeita-tada a redacção do Senado) e 068 (aprovado}.

Ordem do dia. — O Sr. Ministro das Finanças (Inocêncio Camacho) manda para a Mesa várias propostas de lei.

Sobre o modo de votar o requerimento de urgência, falam os Srs. Júlio Martins, João Ca-moesas, Ministro das Finanças, Mem Vtrdial, Cunha Liai, Álvaro Guedes e Ladislau Batalha.

Aprovada a urgência.

O Sr. Brito Camacho manda para a Mesa uma proposta, no sentido da Câmara tomar a iniciativa da, prorrogação da sessão legislativa.

Sobre o modo de votar falam o proponente e o Sr. Júlio Martins, que apresenta uma proposta, fixando os assuntos a discutir durante.o período de prorrogação.

Falam ainda sobre o modo de votar os Srs. António Maria da Silva, Carlos Olavo, António Francisco Pereira e Ministro do interior (Alves Pedrosa).

Aprovadas as propostas.

O Sr. António Maria da Silva manda para a Mesa uma proposta sobre a constituição do Grupo Português de União Interporlamen(ar, com sede em Cristiânia.

Depois de usarem da palavra os Srs. Brito Camacho e Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis), é rejeitada a proposta.

Ê lido na Mesa o parecer da comissão de finanças sobre a contraproposta de finanças apresentada na sessão anterior pelo Sr. Cunha Liai.