O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

J. i L J li Agosto de 1920

de transporte de passageiros e do tráfego das mercadorias. Assim lesa os interesses do .populações numerosas, que habitam terra fértil em muitos e vários produtos agrícolas, lesando igualmente o país. Sistematicamente, e não sei se com deliberado propósito, o Vale do Vouga foge ao estabelecimento de ligação directa com os comboios da linha da Companhia Portuguesa. Ainda há pouco o trem descendente de Viseu atingia" Aveiro meia hora depois de.nesta cidade passar o rápido e cinco horas antes da passagem do comboio correio de Lisboa, obrigando assim os viajantes a uma incómoda demora naquela estação. Antes da guerra reali-aava-se um comboio que, saindo pela manhã de Viseu, permitia às gentes da regíào ir ao Porto, lá efectuar os seus negócios o á nonte, no mesmo comboio, regressar a suas casas. Esse comboio, porque era útil, foi suprimido. Outros serviços desapareceram também. A drenagem dos produtos não é só defeituosa, mas péssima. Nos cais das estações acumulam-se milhares de toneladas de mercadorias, sem esperança de transporte.

Na região, é voz corrente e acreditada que um semelhante procedimento obedece ao plano de não atingir um certo limite de receita além do qual começaria a restituição ao Estado, por parte da Companhia, de quantias recebidas como garantia de juro.

Chamo pois a atenção do 'Grovêrno para •estes factos, que ôle pode remediar, sobretudo na parte respeitante aos horários dos comboios, que não vigoram sem a aprovação do Ministério do Comércio. Mas que essa acção governativa não tarde.. Ela é urgente.

É o combate necessário a males que importam á própria vida da Nação.

Três invasões francesas houve em Por-tngaL Pertencem à historia. A esta da Companhia do Vale do Vouga classificam-ma os povos da região de quarta invasão francesa e ao Poder Central cumpre atenuar-lhe os lesivos efeitos.

o

O Sr, Ministro da Marinha (Pais Gomes) : — Ouvi com toda a atenção as con-«ideraçSes de V, Ex.!l sobre o caminho de io Vale de Vouga, e transmiti-las-ia a© Sr. Ministro do Comércio» ($ orador

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira do-Azeméis) : — Sr. Presidente: mal supunha eu que há dias, ao tratar nesta Cd-mara da questão das nomeações de professores provisórios para os liceus, reclamação esta que foi acompanhada do meu mais veemente protesto, e que foi. dirigida ao Sr. Ministro da Instrução, por intermédio do sen colega da Justiça, e que certamente S. Ex.;i procurará dar solução; mal supunha eu, dizia, que passados apenas dois dias me chegasse às mãos um protesto, se não idêntico, peio menos tão revoltante como o primeiro.

Trata-se do seguinte: abriu-se oportunamente o concurso para professores provisórios dos diferentes liceus do país. No Liceu Feminino de Coimbra apresentaram documentos vários candidatos, entre os quais uma senhora que apresentou os seguintes títulos de habilitações: diplomas do antigo curso do magistério para o 5.°, 6.° c 7.° grupos, quere dizer, para matemática e física, química o sciên-cias. goonieTia e desenho; formatura em filosofia, diploma pela Escola Normal Superior de Coimbra, ajuntando mais um atestado de competência passado no 2." ano de prática pedagógica, pelo professor da especialidade.

Havia, é claro, dificuldade em encontrar quem de direito pudesse com essa senhora competir, mas o que é certo é que a conveniência, a maldita conveniência, impôs ao Conselho Escolar a necessidade de excluir esta candidata. Sem se importar com as normas taxativas da legislação que regula o caso, o Conselho Escolar não encontrou outra fórmula, para pôr a professora fora do concurso, senão a sua incompetência moral.

Eu devo dizer a A7". Ex.% Sr. Ministro da Instrução, que esta senhora foi professora no Liceu Feminino de Coimbra durante os anos lectivos de 1917-1918 e 1918-1919, onde prestou tão bons ou tão maus serviços que o Conselho Escolar deste Liceu votou-lhe por unanimidade um atestado de competência, e bem assim um outro atestado, do professor de metodologia de sciências.