O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 2 de Dezembro de 1920

5

EM-2 DE DEZEMBRO DE I920

Presidência do Ex.mo Sr. Abílio Correia da Silva Marcai

Secretários os Ex.mos Srs.

j Baltasar de Almeida Teixeira j António Marques das Neves Mantas

O Sr. Presidente: — Convido os Srs. Secretários eleitos a ocuparem os seus lugares.

S. Ex.as ocupam os seus lugares.

O Sr. Presidente:—Meus Senhores: em toda a minha vida tenho sido homem do reduzidas ambições para que elas se possam ajustar a merecimentos modestos e mais reduzidos ainda. Estava, portanto, bem longe das minhas aspirações a lembrança, sequer, de vir ocupar este alto lugar, onde reconheço que existe a máxima consagração parlamentar. Eeconhc-ço-a e meço bem a distância que vai dos meus merecimentos até esta altura. Quiseram, porém, os Srs. Deputados substituir com os seus votos e prover com a sua confiança tudo quanto em mim falta para atingir essa altura. (Não apoiados).

Por esse motivo, sinto-me extremamente comovido e creio bem poder dispensar-me de dizer à Câmara quam sincera e legítima é a minha comoção.

A todos, pois, envio os meus sinceros agradecimentos, e especialmente à Câmara dos Deputados eu envio as minhas calorosas saudações e faço os meus respeitosos cumprimentos.

Mas não vem só da minha gratidão e do meu reconhecimento pela carinhosa generosidade da Câmara esta minha comoção.

Ela provém também das responsabili-dades que sobro mim impendem desde este momento, responsabilidades que eu reconheço e que não poderei suportar sem a boa vontade e cooperação de toda a Camarão

Essa boa vontade, essa cooperação, solicito-a de todos dôste lugar, com a ga~ rimtia â® qoo nesío lognr procurarei sem-

pre ajustar os meus actos às prescrições regimentais e às boas normas parlamentares.

E devo dizer nesta ocasião que tenho uma grande confiança no trabalho parlamentar desta sessão legislativa que hoje se inaugura. Pressinto que chegou, emfim, na vida política da Eepública a serenidade, a acalmação de paixões que permitirá a Gste Parlamento realizar a grande obra de reconstrução nacional que se impõe, acudindo à crise pavorosa que assoberba o nosso país e tem avassalado todas as nações do Universo. (Apoiados).

O Parlamento dará mais uma vez provas do seu patriotismo e da máxima isenção.

São esses. Srs. Deputados, os meus votos mais ardentes, são essas as primeiras palavras que pronuncio neste lugar com a confiança que eu tenho agora, do que ao termo desta sessão legislativa nos separaremos com a consciência tranqiiila do dever cumprido, com dedicação, com honra e com patriotismo, para com a Pátria e a Eepública.

O Sr. António Maria da Silva: — Sr. Presidente: pela terceira vez o Partido a que pertenço teve a suprema satisfação de ver elevar-se a essa alta magistratura um correligionário seu. Quere isto dizer que todos aqueles nomes que foram indicados para a Presidência desta casa do Congresso foram tam exemplares no cumprimento dos seus deveres que receberam os votos de todos os agrupamentos políticos que nesta casa tfím representação.