O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão Aí ê dê Desemdrà âè Í920

Permita, porém,- V. Ex.* que eu, neste momento^ saudando á Mesa, expresse um protesto por na sessão passada não se haverem tomado na devida consideração ÒÉ trabalhos apresentados pela minoria socialista, quando alguns desses projectos são dê molde a preocupar naturalmente a Gamara.

Um destes projectos concede à mulher o direito dê voto. O outro projecto é o dos Conselhos Sindicais Mixtos".

Parece impossível que esta Câmara não só tivesse Ocupado de assuntos do tal magnitude, quando as aspirações feministas é" a luta entre o capital è- o trabalho têm aâstfmidò tínt aspecto de tamanha impor tânciâ.

Sr. Presidente: há pouco emitiu V. Ex.a o voto de qít© ao terminarem os traba-Ihoá. desta sessão V. Ex.a è' nós nos retirássemos daqui com a satisfação do dever cumprido.

O que, terminando a$ minhas minhas considerações, posso' afirmar a V. Ex.a> é que pòT parto deste lado díí Câmara, qufando nós retirarmos, havemos de ir acompanhados dessa satisfação.

Tenho dito.

O Sr. Pereira Bastoã: — Sr. Presidente: os Deputados do Partido de Éeconstifiíição --Nacional encarregam-mo dá grata missão de saiidar V. Ex.a

Está V. Ex.a á ocupar êss"é alto lugar que anteriormente foi desempenhado bri-lhantèin'éate pelo7 ilustro' ornamento dóstri/ Câmara, Sr. Sá Cardoso.

Vai V. Ex.a seguir com certeza, o mesmo triíhò' que este nosso camarada seguiu; e tanto o Partido de Reconsti-tulgâo Nacional tem essa confiança que votou no seu nome, porqne tem apreciado a correcção ò imparcialidade com que V. Ex.a tona presidido aos trabalhos desta Câmara.

Aprés'ento, pois, em nome do mo u Partido, os meus sinceros cumprimentos a V. Ex.*, cumprimentos que torno ex-toiítiivòs aos restantes membros da Mesa.

O'orador não reviu.

O Sr. Vaseõ Borges: —Sr. Presidente: o Grupo Republicano Dissidente, em cujo nome tenho a honra do falar, congratulado eoiii u eleição de V. Ex.a para o alto curiio (U; PiVbidvuíu tu-bíu (''S.iiiUiUi c ou

apresen-to a V. Ex.a a expressão calorosa das, suas homenagens.

É V. Ex.a um velho republicano é um' ilustre parlamentar, reconhecido por nós todos como um vulto de grande iateligGn-ciít e correcção, tendo sempre exercido esse cargo com a maior lealdade e imparcialidade.

O Grupo Republicano Dissidente confia absolutamente em que V. Ex.a continuará honrando a sua atitude até aqui seguida.

Aos restantes membros da Mesa, igual-' mente republicanos de destaque, parlamentares em cajá imparcialidade e rectidão da mêâma forma confiamos, apresenta o meu grupo os mais cordiais e amistosos cumprimentos.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—Agradeço a atenção com que todos os lados da Câmara acaba de distinguir-mo, corroborando a afirmação de consideração qitô me haviam já feito votando no meu nome para ocupar este alto cargo que muito me honra e muito mó comove.

O orador não reviu.

Foi aprovada ti acta da sessão anterior.

Entrou na sala o novo Governo.

O Sr. Presidente da Ministério (Libe-rafo Pinto):-—Sr. Presidente: o Governo qa:'e'hoje se apresenta a esta Câmara cumprimenta; V. Ex.a e a Mesa pela sua eleição é congrafula-se por êssõ facto, esperando das qualidades de V. Ex.a, de patriota e dê verdadeiro republicano, a continuação do procedimento Correcto ô imparcial com que V. Ex.n tem dirigido até aqui os trabalhos desta casa do Parlamento.

S. Ex.a lê a seguinte:

Declaração ministerial

Sr. Presidente : p Governo que ora se apresenta assumindo o poder em circunstâncias particularmente difíceis, não desconhece as responsabiíidítdes que lhe incumbem, e por isso deseja realizar a sua missão oní estreita colaboração com o Parlamento, condição indispensável para a proficuidade dos seus esforços.