O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da 'Câmtirti âtõs Í)epút'áãõs

Sr. Sá Cardoso, e todos vimos a absoluta imparcialidade com que S. Ex.a conduziu os trabalhos desta Câmara e níais uma vez se frisa que os nossos representantes quando a esse lugar são elevados1, só se preocupam em cumprir o seu dever. E a ú^ica preocupação que temos o direito de exigir aos nossos correligionários.

Não queremos mais, nem melhor.

Fique V. Ex.a tendo a certeza de que, se o comoveu a manifestação da Camará, nós mesmos o acompanhamos nossa comoção, estamos sinceramente cdiUovidòs. (Apoiados).

Temos a certeza de que Y. Ex.a não terá dificuldades no exercício dd &è"u elevado cargo.

Em meu iiònie é, sobretudo, em nome do agrupamento político que represento nesta -Câmara dirijo as satidáçSes a V. Ex.? e também ao ilustre Secretário Sr. Baltasâr Teixeira. Essas uiesmás saudações dirijo ao 2.° Secretário, Sr. António Mantas que muito prezamos e estimamos.

Incluo também nestas saudações àqueles que foram eleitos à vice-presidência, Srs. Jorge Nunes e Vasco de Vasconcelos.

Sabem todos quanto estimamos esses ilustres Deputados que em ináis do uma circunstância mereceram á nossa votação e por isso são acarinhados pelo Partido Republicano Português.

Vozes:—Muito beui. O orador não reviu.

O Sr. Malheiro Reimão: — Em nome dos Deputados Independentes dirijo as minhas saudações e cumprimentos a V. Ex.a, desejando que continue nesse lugar mantendo a mesma imparcialidade, de que já deu provas.

O orador não reviu.

O Sr. Aritóríio Grànjo:—~Em nome da minoria liberal apresento a V. Ex.a os nossos cumprimentos e felicitações pela eleição para Prosidente da Câmara, estimando que V. Ex.a possa dirigir os trabalhos desta Câmara com a sua costumada imparcialidade, condição essa indispensável nesse alto cargo, e que V, Ex.a tem ein elevado grau, como homem de carácter e fé republicana.

Ao mesmo tempo apresento a V. Ex.a os meus cumprimentos pessoais, certo Como estou de que V. Ex.a nesse alto lugar levará sempre em conta que não representa uín Partido, mas que é o representante de toda a Câmara (Apoiados], e defendendo desse lugar os direitos de todos os Deputados (Apoiados), quer esses Depiitádos sejam da maioria, quer sejam da oposição. (Apoiados'].

O orador não reviu.

O Sr. Orlando Marcai: —Também eu, em nome1 do Partido Republicano Popular, vériho apresentar á V. Ex.a as mais sentidas homenagens de veneração é r&s-peito.

Tivemos a subida honra de darmos os nossos votos ao nome 'de V. Êx.u, antecipadamente bertos de, pela inteira confiança que nos inspira e da 'qnaí temos provas cabaia, na curta estada nesse lugai* de tíihianlia responsabilidade, que o há-de desempenhai- nobremente com' imparcialidade, critério e elevação.

Sr. Presidente: já aqui foi .salientado por vários oradores que me precederam que V. Ex.a, ne&sw elevado lugar, não representa um partido ou facção, mas á expressão admirável e simbólica, plena de grandeza, que é o grau supremo que se pode ocupar tio seio desta asseinblea nacional. (Apoiados).

O agrupamento político a que me honro dê. pertencer tem, no seu programa de renovação e restauração patriótica, além das medidas de rejuvenescimento económico, financeiro e político, á defesa do prestígio das prerrogativas parlamentares e para esse efeito, Sr. Presidente,; já que lhe dem*o"s eorifiadamentè ò"s nossos votos, contamos que as suas qualidades e virtudes sejam bastantes pára bem orientar os nossos trabalhos que trará como efeito natural honrarmos sobremaneira o nosso mandato.

Feitas estas considerações reitero á V. Éx:a os" meus cumprimentos de estima pessoal e as saudações muito sinceras-do Partido Republicano Popular.

Tenho dito.