O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

"S&t^gt

CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO 3ST.° 22

EM II DE FEVEREIRO DE 1921

Presidência do Ex.mo Sr. Jorge de Vasconcelos Nunes

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.mos Srs.

António Marques das Neves Mantas

Sumário. — Aberta a sessão, leu-se a acta da sessão anterior e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Presidente comunica à Câmara o falecimento dos antigos Deputados Srs. João da tlocha e Conde de Verride e propõe um voto de sentimento. Associam-se a ênse voto os Srs. Ministro da Guerra (Álvaro de Castro), em nome do Governo; Vitorino Guimarães, Manuel José da Hilva (Oliveira d? Azeméis), António Mantas, Vasco Borges, Eduardo de Sousa, que pro[iôe também um voto de sentimento pela morte do Sr. Gomes Z/ca/; fíêgo Chaves e Ladis-lau Batalha. O Sr. Presidente crê interpretar o sentir da Câmara fazendo também inserir na acta um voto de pesar pela morte do Sr. Gomes Leal. A esse voto associam-se os representantes do Ministério e dos partidos.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros manda para a Meza duas propostas de lei, para as quais pede urgência.

São concedidas licenças e admitidos vários pro-iectos.

O Sr. Júlio Martins ocupa-se dos motivos por que abandonou a pasta da Marinha. Responde-lhe o Sr. Presidente do Ministério e Ministro, interino, da Marinha (Liberato Pinto). Voltam a falar os Srs. Júlio Martins e Ministro, interino, da Marinha.

Ordem do dia. — O Sr. Presidente anuncia que vai entrar-se na ordem do dia: discussão do projecto n." 641-A. Tem a palavra o Sr. Ministro das Finanças (Cunha Leal). O Sr. Presidente, entendendo que o orador não está falando sobre a ordem, dá a palavra ao Sr. Plímo Silvn, cujas afirmações provocaram um incidente. Têm a palavra para invocar o Regimento, interrogar a Mesa ou para explicações os Srs. Afon-o de Macedo, João Camoesas, António Granjo e Vosco Borges. Volta a falar o Sr. Plínio Silva, cujas explicações não satisfazem. Estabele^e-se agitação e o Sr. Presidente interrompe os trabalhos. Reaberta a cessão, o Sr. Presidente considera, em virtude das

explicações que lhe deu o Sr. Plínio Silva, liquidado o incidente.

Antes de se encerrar a sessão. — O Sr. Ver g i/io Costa requere que sejam publicados no Diário do Governo os documentos que o Sr. Ministro das Finanças enviou para a Me.-a. Depois de terem usado da palavra vários oradores sobre a matéria do requerimento, o Sr. Presidente declara que precisa de ler, primeiro, esses documentos e que procederá conforme os preceitos regimentais.

O Sr. Henrique de Vasconcelos comunica que quere dirigir-se ao Sr. Alinistro das Colónias, acerca da fome em Cabo Verde, e o Sr. Afonso de Macedo pede a comparência do Sr. Ministro do Comerei u.

O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a imediata com a mesma ordem do dia.

Abertura da sessão às 15 horas. Presentes à chamada 69 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão:

Afonso de Macedo.

Alberto Álvaro Dias Pereira.

Alberto Jordão Marques da Costa.

Álvaro Pereira Guedes.

Álvaro Xavier de Castro.

Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.

António Albino de Carvalho Mourão.

António Augusto Tavares Ferreira.

António Carlos Ribeiro da Silva.