O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara dos Deputado»

particular do finado, ao voto de sentimento por V. Ex.a proposto.

E, já que estou com a palavra, declaro também associar-me, em nome dos Deputados Independentes, ao voto de sentimento pela morte do antigo Deputado, Sr. Conde de Verride, que foi uma figura distinta no nosso meio social.

Sr. Presidente: Termino propondo que na acta se lance também um voto de sentimento pela morte do grande poeta Gomes Leal. Foi ele uma das mais altas e mais originais figuras literárias do nosso tempo, autor de versos que tanto nos deliciavam e entusiasmavam outrora, quando éramos moços, e dos quais muitos perdurarão seguramente através dos tempos como representativos das mais subidas expressões da poesia nacional.

Tenho dito, Sr. Presidente.

O Sr. Rego Chaves: —Em nome do Partido a que pertenço, associo-me aos votos de sentimento propostos nesta Câmara.

O Sr. Ladislau Batalha: — A minoria socialista associa-se aos votos propostos por V. Ex.a, mas eu já tinha pedido a palavra para fazer a esta Câmara a comunicação soleníssima de duas perdas de grande carácter nacional às quais com a diferença de 72 horas o País assistiu.

E a João da Rocha principalmente que quero primeiramente referir-me.

João da Rocha era secretário particular do Sr. Presidente da República. Isto por si só já tem muita importância, mas não é propriamente o título que enobrece o carácter de João da Rocha.

E que às qualidades de bom amigo juntava as de possuir um carácter diamantino, educando a sua família nos princípios do amor sincero e desinteressado.

Esta qualidade ligava-me profundamente àquele homem e a todos os seus.

Neste momento mesmo são os meus filhos os que noite e dia estão acompanhando as filhas e mais família de João da Rocha naquela grande fatalidade que os surpreendeu, ameaçando-lhes talvez o seu risonho futuro.

Mas a morte de João da Rocha deve ser ainda encarada por outro lado. Em Portugal, infelizmente, sendo um País que não vai na vanguarda da sciência e das

letras, desconhece-se o valor dos grandes homens. João da Rocha era um verdadeiro erudito, e nos seus trabalhos de investigação encontro muito mérito.

As suas investigações arqueológicas na província do Minho, donde ara natural, revelam muito valor. Toda a região de entre Minho e Douro foi cuidadosamente estudada pelo Sr. João da Rocha, sob o ponto de vista da arqueologia prè-istórica.

Tam importantes são as investigações por ele feitas com todo o carinho, que a própria Câmara Municipal de Viana cio Castelo vai à sua custa fazer a traslada-ção do corpo de João da Rocha, para sei* sepultado em Viana do Castelo, a que ele deu tanta luz com o seu brilhante espírito.

Não posso deixar de citar im outro livro seu: A Lenda Infantina.

Nesse livro traduziu o finado uma vasta erudição, respigada nos seus estudos e investigações na Torre do Tombo e noutros arquivos.

Na Lenda Infantina contesta-se o que diz^Teófilo Braga e outros eruditos.

É certo que o Sr. João da Rocha não chegou a convencer-me, porque tenho estudos próprios sobre este assunto, e que me provam o contrário, mas. não posso deixar de fazer justiça, considerando o livro do Sr. João da Rocha de muito valor e sobretudo de muita probidade. Diz como entende e apresenta sincera e honestamente a sua tese conforme a seu critério lha deparou.

Incumbe-me oficialmente fazer também a comunicação a esta Câmara do falecimento do meu presado amigo e glorioso poeta Gomes Leal.

Aconteceu com o poeta Gomes Leal o que sucede geralmente em todos os países com os grandes homens que excedem a craveira do seu tempo.

Quási sempre passam uma vida precária e muitas vezes miserável.

Isto acontece em Portugal- e em todos os países do mundo. Em regra, depois da morte é que se faz justiça. Não pôde Gomes Leal furtar-se a este destino.

A verdade é que a República tem de ver em Gomes Leal um dos seus mais enérgicos propulsores.