O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

BA CllilM DOS

EM 18 DE MARÇO DE 1921

PmidAneia do ELmo Er, Abílio Correia da Silva Marcai

Balíasar do Almeida Teixeira

'Secretários os Es.mos Srs.

Aberta a sessão com a presença de 31 Srs. Deputados, foi lida a acta e deu-se conta do expediente.

Antes ãa ordem do dia. — O Sr. Pais Ro-visco tem a palavra para invocar .o Regimento.— O Sr. Raul Tamagnifii refere-se à execução da da lei n." 968.— O Sr. Ministro do Comércio (António Fonseca) justifica o não ter comparecido mais cedo à sessão.— Usam da palavra para explicações os Srs. Plínio Silva e Ministro do Comércio.—Continua em discussS' a proposta de lei n.° S41-A, sobre o regime financeiro da viação. Usa da palavra o Sr. Alves dos Santos. Lê-se c artigo 1.° da proposta.— O Sr. Viriato da Fonseca manda para a Mesa um projecto e pareceres, em nome da comissão de yuerr-..— Entra em discussão o artiijo í." da proposta de lei n.° 647. Usam da palavra os Sr.". Alvi dos Santos e Ministro do Comércio.— É aprovada a acta e são concedidas licenças.— Prossegue o debate sobre a proposta de lei n." G47, usando da palavra o Sr. Plínio Silva.— O Sr. Barbosa Magalhães propõe um volo de saiidação e homenagem ao Sr. Norton de Matos, Alto Comissário em Angola. Associam--se a esse voto os Srs. Ferreira danocha, Pereira Bastos, Augusto Dias da Silva, Manuel José da Silva ('Oliveira de Azeméis), Vasco Borges, Pacheco de Amorim, MalIteiró Reimão, Santos Graça, Viriato da Funseca e Ministro das Colónias (Paiva Gomes} em nona do Governo. O Sr. Norton de Matos agradece a manifestação da Câmara. E aprovado o vjto proposto pelo Sr. Barbosa Magalhães e o Sr. Presidente nomeia a deputação parlamentar que hà-de apresentar as despedidas da Câmara por ocasião do embarque do Sr. Norton de Matos.— O Sr. Presidente do Ministério (Bernardino Machado) mania para a Mesa uma proposta de lei, que é aprova-la com urgência e dispensa do Regimento.— O Sr. António Francisco Pereira ocupa-se da greve dos trabalhadores da imprensa. O Sr. Pais Ro visco requere que se abra um debate especial sobre o asnunio. O requerimento é rejeitado. O Sr. Presidente, do Ministério responde às considerações dos dois oradores.

i&tánlo fíarqoes das ãeves Santas

Antes ds se encerrar a sessão.— O Sr. Manuel José da Silva anuncia uma interpelação ao Sr. Ministro da Guerra (Álvaro cie Castro).— O Sr. Eduardo de Sousa insta pela remessa de documentos.— O Sr. Pais Rovisco'trata áa s:'tua<_-ção com='com' novamente='novamente' silva='silva' augusto='augusto' dos='dos' do='do' srs.='srs.' magistratura='magistratura' judicial.='judicial.' trabalhadorts='trabalhadorts' respectiva='respectiva' simões='simões' ministério='ministério' ordem='ordem' dias='dias' encerra='encerra' sessão='sessão' dia.='dia.' presidente='presidente' a='a' os='os' e='e' greva='greva' imediata='imediata' imprensa='imprensa' ministério.='ministério.' sr.='sr.' o='o' p='p' sobre='sobre' falam='falam' marcando='marcando' nuno='nuno' da='da'>

Abertura da sessão às 14 horas e 00 minutos.

Presentes à chamada 61 Srs. Deputados.

Presentes 1>« Srs.: Abílio Correia da Silva Marcai, Albino Pinto da Fonseca. Álvaro Pereira Guedes. Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Haia.

António Albino de Carvalho Mou-

rS,o.

António

vedo. António António António António António

soca. António António António António

Albino Marques de Aze-

Augusío Tavares Ferreira. Carlos Kibeiro áa Silva, da Costa Godirmo do Amaral. Francisco Psreira. Joaquim Ferreira da Fon-

Joaquim Granjo.

Josó Pereira.

Marques das Neves Mantas.