O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara dos Deputados

m aginárias feitas antes da sua chegad ao Rio.

Para a Secretaria.

Da Comissão de Viticultura do Douro, Sindicato Agrícola do Peso da Régua, Caixa Agrícola da Régua, Sindicato Agrícola da Sertã, Sindicato Agrícola de Barcelos, Sindicato Agrícola de Viana do Castelo, Sindicato Agrícola de Santo Tir-so, Sindicato Agrícola de Santarém, Sindicato Agrícola de Portalegre, Sindicato Agrícola de Guimarães, Sindicato Agrícola de Cabeceiras, Sindicato Agrícola de Braga, Sindicato Agrícola de Tomar, Federação dos Sindicatos Agrícolas do Nor-,te e Sindicato Agrícola de Eivas, acompanhando a representação da Associação de Agricultara contra o projecto de extinção do Ministério da Agricultura.

Para a Secretaria.

Dos sargentos de cavalaria n.° 4, pedindo que seja satisfeito o pedido dos seus colegas de Braga.

Para a Secretaria.

Dos funcionários administrativos do concelho de Portimão, pedindo o pagamento das melhorias referentes ao mês de Julho.

Para a Secretaria.

Do pessoal de finanças da Batalha, Monforte, Covilhã e Odemira, pedindo que seja aprovada a representação da comissão da sua classe.

Para a Secretaria.

Do professorado do Sardoal, Matozi->nhos, Escolas Móveis do Algarve, Soure, - Figueira de Castelo Rodrigo e Salvaterra de Magos, pedindo a aprovação do projecto de lei n.° 131.

Para a Secretaria.

Dos sardentos de cavalaria n.° 10, agradecendo o ter-se patrocinado a sua exposição.

Para a Secretaria.

Representações

Das professoras das Escolas Móveis, pedindo a supressão do decreto n.° 8:200, .' de 15 de Junho de 1922.

Para a comissão de instrução primária.

Dos empregados menore» do Ministério do Interior, pedindo a categoria de contínuo? de l.a e 2.a classe.

Para a comissão de remodelação dos serviços públicos.

O Sr. Presidente: — Estilo presentes 50 Srs. Deputados. Vai entrar-se no período de «antes da ordem do dia».

Eram lõ horas e 30 minutos.

Antes da ordem do dia

O Sr. Carlos de .Vasconcelos:—Não vendo nenhum Ministro presente, eu pre-gunto a V. Ex.a se tem comunicação de qualquer crise ministerial.

Pausa.

Entra o Sr. Ministro da Guerra.

O Orador: — Sr. Presidente : peço ao Sr. Ministro da Guerra o favor de transmitir ao Sr. Ministro dos Negócios Es> trangeiros as seguintes considerações:

Tenho conhecimento, por telegrama, de que o Governo dos Estados Unidos decretou uma' nova lei sObre emigração, marcando uma divisão nos cidadãos portugueses que podem entrar na América continental e nas colónias, cabendo a Cabo Verde 120 emigrantes por ano, quando a emigração de Cabo Verde para a América é de 2:000 emigrantes por ano; além disso, podendo só ir 24 emigrantes por mês, e não havendo navios, eu pedia a V. Ex.a para permitir que os veleiros possam em duau viagens levar os ^emigrantes.

Este era um dos pontos para que eu desejava chamar a atenção do Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Também pedia ao Sr. Ministro da Guerra para transmitir ao Sr. Ministro das Colónias as seguintes considerações sobre um assunto que reputo grave: