O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

de 10 de Dezembro de 1922

A República, Sr. Presidente, ainda não caiu, não pela obra administrativa que tem feito, mas sim pela grande fé e pela coragem de milhares de cidadãos que nunca a deixarão cair, pois a verdade é que ela tem dado todas as facilidades aos monárquicos para que eles dentro da Kepública se armem contra o regime.

Este assunto, quanto a mim, merece a atenção do Governo e ficaria mal com a minha .consciência se não viesse dizer o que acabo de expor à Câmara, tanto mais quanto é certo que vejo as relações de -simpatia que hoje existem entre a Kepública Portuguesa e a Cúria Romana, sempre romana e nunca portuguesa.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro da Guerra (Fernando Freiria): — Sr. Presidente: pedi a palavra para declarar à Câmara que foi com verdadeira alegria que ouvi as considerações feitas pelo ilustre Deputado o Sr. Torres Garcia, podendo garantir-lhe que estou inteiramente de acordo com elas, no que respeita à elevação que o exército necessita ter.

S. Ex.a mostrou que deseja ser meu colaborador, com o que muito folgo, e bem assim ter estudado o assunto, muito principalmente no que diz respeito ao recrutamento, o

Muito folgo, repito, que S. Ex.a queira ser meu colaborador, para o que há-de necessitar de vários documentos que S. Ex.a já solicitou por intermédio do Ministério da Guerra, e que ainda lhe não foram'entregues.

Devo dizer a S. Ex.a que desconhecia o assunto; no emtanto, posso garantir-lhe que vou dar ordens terminantes no sentido de que esses elementtfs lhe sejam fornecidos; porém, como-alguns possam levar muito tempo, eu peço a S. Ex.a o obséquio de, caso queira, dar-se ao incómodo de passar pelo Ministério da Guerra, a fim de com mais facilidade os consultar.

Relativamente ao outro ponto a que S. Ex.a se referiu, isto é, à necessidade que há de colocar o exército na altura que lhe é devida, sou a dizer que hei-de fazer tudo quanto me for possível para satisfa-:zer os seus desejos, pois. como Deputado independente, não í arei política partidária.

O meu desejo será fazer todos os esforços no sentido dos desejos manifestados por S. Ex.a

Quanto às considerações que S. Ex.a fez e que dizem respeito à pasta da Instrução, sou a dizer-lhe que, tanto quanto a memória me permitir, as transmitirei ao meu colega da referida pasta.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. João Bacelar: — Sr. Presidente : pedi a palavra para solicitar do ilustre Ministro do Comércio o favor, que espero dever-lhe, de dar as suas ordens no sentido de mó serem facultados dois documentos que já pedi há muito pelo Ministério do Comércio.

Um dos documentos, que pretendo, diz respeito ao número de pessoal, e respectivos honorários em ouro, que foi à Exposição do Kío de Janeiro.

O outro é relativo a uma sindicância ordenada aos actos do Sr. José Maria da Rocha Fonseca, empregado da estação telégrafo-postal de Coimbra.

Desejo pedir também ao Sr. Ministro do Comércio autorização para compulsar o processo do último concurso para professor da Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz.

Sei que houve um candidato habilitado

com o curso especial para esse magisté-

• rio, e classificado em primeiro lugar, que

foi preterido, tendo sido nomeado outro

classificado em segundo lugar.

Igualmente desejo compulsar o processo do concurso para professor de contabilidade da mesma escola, porque estou convencido de que um dos candidatos não foi classificado como devia sê-lo, visto possuir habilitações que lhe dão a preferência.

Se . as informações que tenho corresponderem à verdade, eu terei que interpelar S. Ex.a sobre as nomeações feitas.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Fernando Brederode):—Posso informar S. Ex.a que já estão sendo tiradas cópias dos documentos relativos ao pessoal que foi à Exposição do Rio de Janeiro.