O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4
Diário da Câmara dos Deputados
Do Ministério da Guerra, pedindo autorização para o Sr. António Maia comparecer na Direcção de Aeronáutica Militar, a fim de ser ouvido para averiguações.
Autorizado.
Telegramas
Da Câmara Municipal de Vagos, pedindo a discussão do projecto de lei sôbre caça.
Para a Secretaria.
Da Câmara Municipal de Ancião, pedindo a aprovação da proposta elevando a 30 por cento as percentagens adicionais.
Para a Secretaria,
Do presidente e vice-presidente do Senado Municipal de Tavira, aprovando a reclamação dos católicos.
Para a Secretaria.
Do professorado de Mafra, pedindo a aprovação do parecer n.º 131, e protestando contra declarações Ministro das Finanças no Parlamento.
Para a Secretaria.
Representações
Da Câmara Municipal da Sertã, pedindo que o projecto de lei do Sr. Abílio Marçal, para um empréstimo de 250. 000$, seja modificado para 350. 000$.
Para a comissão de administração pública.
Dos fabricantes de conservas, pedindo sejam introduzidas da lei n.º 1:368 as alterações que apontam.
Para a comissão de comércio e indústria.
Requerimentos De Marcelino Soares, tenente reformado, pedindo a promoção.
Para a comissão de guerra.
Do mesmo, sôbre contagem de tempo de serviço.
Para a comissão de guerra.
O Sr. Presidente: — Estão presentes 49 Srs. Deputados.
Vai entrar-se no período de
Antes da ordem do dia
O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — Sr. Presidente: pedi a palavra para quando estivesse presente o Sr. Presidente do Ministério.
Porêm, como S. Ex.ª não se encontra nesta sala, peço ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros a fineza de transmitir-lhe as considerações que vou fazer.
Sr. Presidente: em Águeda, indivíduos que se dizem republicanos, arremessaram bombas contra a residência do Sr. Conde de Águeda e de outras pessoas, nossos amigos políticos, chegando até na Ventosa a efectivarem-se atentados contra residências de republicanos.
Escusado será dizer quanto êste facto tem de grave, pois revela que, na província, estão produzindo efeito os ensinamentos de Lisboa e Pôrto, e todavia ainda não vi que fôssem tomadas enérgicas providências a fim de se descobrirem os seus autores, apesar disso não ser difícil, porque êsse atentado foi planeado em uma reünião que elementos democráticos da terra fizeram, numa adega próximo da residência do Conde de Águeda.
Eu creio que o administrador substituto daquele concelho não é pessoa que dê as garantias suficientes para proceder a essas averiguações, visto que declara pùblicamente ser outubrista, e que, durante a próxima revolução outubrista, terão lugar atentados contra monárquicos e republicanos daquele concelho.
Nestas circunstâncias, peço ao Sr. Ministro do Interior que nomeie outro administrador.
Sr. Presidente: aproveito a ocasião para pedir ao Sr. Ministro das Negócios Estrangeiros, o favor de diligenciar que, pelo seu Ministério, me sejam enviados vários documentos que há muitos meses pedi, mas que até o presente ainda não me foram entregues.
Envio também para a Mesa pedidos de novos documentos e instando pela remessa de outros, devendo notar que não atribuo ao Sr. Ministro culpa da demora, mas sim aos funcionários, que naturalmente já estão habituados a receber ordens nesse sentido.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Domingos Pereira): — Sr. Presidente: desejo declarar à Câmara e particularmente ao Sr. Cancela de Abreu que trans-