O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4
Diário da Câmara dos Deputados
António Paiva Gomes.
Vitorino Godinho.
João Pereira Bastos.
Concedido.
Telegramas
Do provedor da Misericórdia de Santo Tirso, pedindo a aprovação do projecto que lhe diz respeito.
De uma comissão de viticultores e da Junta Geral do Funchal, protestando contra a criação da nova marca «Lisbon-Wine».
Da Junta e regedor de Real (Amarante), apoiando as reclamações católicas.
Para a Secretaria.
Do Sr. Deputado Joaquim Ribeiro, apresentando a renúncia do lugar de Deputado.
Telegrafe-se, por voto unânime da Câmara, pedindo que desista dêste pedido.
Representações
De paroquianos de Leça de Palmeira, apoiando as reclamações católicas.
Dos delegados da marinha mercante nacional, pedindo pára se prorrogar a sessão, a fim de tratar da liquidação dos T. M. E.
Para a Secretaria.
A propósito do pedido de renúncia do Sr. Joaquim Ribeiro
O Sr. Almeida Ribeiro: — Sr. Presidente: creio interpretar o sentir dêste lado da Câmara, e porventura de toda a Câmara, lamentando a resolução tomada pelo Sr. Joaquim Ribeiro de renunciar o seu mandato, e faço votos para que essa resolução se não efective.
Parece-me que, a todos nós, seria muito grato que V. Ex.ª, Sr. Presidente, empregasse junto de S. Ex.ª as diligências necessárias para o demover dos seus propósitos, assegurando-lhe ao mesmo tempo quanto grato seria à Câmara se êle continuasse na sua faina parlamentar, que com tanto brilho e inteligência tem exercido.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Cunha Leal: — Sr. Presidente: em nome do Partido Nacionalista associo-me à proposta apresentada pelo Sr. Almeida Ribeiro, para que V. Ex.ª procure o Sr. Joaquim Ribeiro e lhe manifeste toda a consideração e estima que temos por êle.
Sabemos que o motivo que levou S. Ex.ª a afastar-se dos trabalhos parlamentares foi o adiamento da questão cerealífera.
Nestes termos, a maneira de dar uma satisfação merecida, embora indirectamente, ao Sr. Joaquim Ribeiro, é proceder-se desde já a essa discussão.
Por isso, na altura competente, requererei a V. Ex.ª para que a sessão seja prorrogada até que seja discutida a questão cerealífera.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Presidente: — Peço a atenção da Câmara.
A Mesa deu logo os passos necessários para demover o Sr. Joaquim Ribeiro do seu propósito.
Porém, há uma dificuldade. S. Ex.ª telegrafa de Tomar, de maneira que só telegràficamente posso transmitir o voto da Câmara.
Ignoro também se a residência de S. Ex.ª é naquela cidade; mas vou indagar para dar cumprimento à deliberação agora tomada.
O Sr. Agatão Lança: — Sr. Presidente: só neste momento tive conhecimento da comunicação feita à Câmara por V. Ex.ª, relativamente ao pedido de renúncia feito pelo Sr. Joaquim Ribeiro.
Em meu nome pessoal não posso deixar de me associar às palavras que, segundo me informam, foram proferidas pelos Srs. Almeida Ribeiro e Cunha Leal, para que o Sr. Joaquim Ribeiro, a cujas altas qualidades de carácter, inteligência, republicanismo e fé patriótica toda a Câmara presta a mais calorosa homenagem, não leve por diante o seu intuito.
Por isso, formulo os mais ardentes votos para que V. Ex.ª, Sr. Presidente, o dissuada do seu propósito.
Tenho dito.
O orador não reviu.