O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7
Sessão de 17 de Dezembro de 1923
O Orador: — Sem dúvida que V. Ex.ª ingressaria nele!
Espero que essa acção não irá pôr em sobressalto esta Câmara.
Visto que o programa do grupo é a autonomia e independência, eu registo que mais uma vez, nesta Câmara, aparece um grupo independente, pois da declaração que há pouco ouvi não está subordinada nem a S. Roque nem ao Calhariz.
Formou-se um grupo de acção saído do Partido Nacionalista, e como a uma acção corresponde uma reacção igual e contrária, verifico que não é a minoria monárquica a única corrente reaccionária desta casa, mas também a parte do Partido Nacionalista que ficou no seu pôsto.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Barros Queiroz: — Sr. Presidente: o Sr. Alberto Xavier acabou de comunicar à Câmara que se -constituíra um grupo autónomo e independente, estranho a qualquer acção partidária.
Não ouvi, sem comoção, as declarações do Sr. Alberto Xavier, porque o acto praticado tem certamente repercussão nos actos futuros da República.
Agradeço as palavras que o Sr. Alberto Xavier teve a gentileza de dirigir aos seus antigos correligionários, da parte dos quais S. Ex.ª continuará a ter a maior lealdade e o desejo de contribuírem para que seja útil à República essa nova agremiação, e que de facto a sua acção seja benéfica para o País o para as instituïções.
Quero afirmar que o Partido Nacionalista é um Partido constitucional da República, e que empregará todos os esforços para corresponder àquela confiança que o País tem nos homens que o compõem.
Pelo muito que se tom dito e escrito, poderá depreender-se que o Partido Nacionalista saíra para fôra da. Constituïção, mas eu posso afirmar, sem receio de desmentido de ninguém, que êste Partido não saiu da Constituïção, nem saïrá. Por ela já êsse Partido ao tom batido.
Saúdo, pois, o novo agrupamento, desejando que a sua acção republicana seja muito útil para o País.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. António Fonseca: — Acabo de ouvir anunciar à Câmara a constituïção de um novo partido político, de acção republicana.
Não preciso saber os motivos que levaram êsses parlamentares a constituir êsse grupo, e eu, na qualidade de parlamentar independente de todos os grupos, não posso deixar de o saüdar.
Dirijo-lhe, pois, as minhas saüdações, e faço votos para que, sobretudo, nesta nova fórmula política cada um e todos possam prestar à República tam assinalados serviços como os têm prestado até hoje, porventura com, maior utilidade e eficácia, se é possível.
Estes são os meus votos mais sinceros e ardentes.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Alberto Xavier: — Sr. Presidente; desejo agradecer — e não era eu que o devia fazer, mas o Sr. Carlos Olavo, que o não faz porque, por motivos especiais, não pôde estar presente; — quero e devo agradecer, ia dizendo, as saüdações que foram dirigidas por todos os lados da Câmara ao novo grupo parlamentar.
Podem todos estar seguros nesta Câmara da nossa mais leal e estreita cooperação; toda aquela cooperação que tenda a dignificar a instituïção parlamentar e tornar profícuos os seus trabalhos.
Mas eu, agradecendo as saüdações que colectivamente me foram dirigidas, desejava em todo o caso salientar a singular atitude do Sr. Carvalho da Silva. S. Ex.ª é meu velho amigo. Eu não vim encontrar relações com S. Ex.ª pelo acaso da nossa eleição para esta Câmara. S. Ex.ª encontrou-se comigo mama acção comum, que eu desejo recordar.
Em 1907 o Sr. Carvalho da Silva esteve comigo a discutir a ditadura franquista. Numa dada ocasião, ao café Martinho, nessa noite trágica em que o Sr. João Franco pretendeu desembarcar na estação do Rossio e não o pôde fazer, sendo assaltado êsse café, eu vi o sr. Carvalho da Silva protestando enèrgicamente comigo centra a ditadura.
Era protesto dum cidadão contra a ditadura, e S. Ex.ª, que era monárquico, também não duvidava que ou ora republicano.