O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

Deu-se conta do seguinte

Expediente

Oficio

Do Ministério das Finanças, enviando relações dos créditos especiais visados e Anotados pelo Conselho Superior de Finanças desde 1 de Janeiro a 30 de Novembro de 1923.

Para a comissão de finanças.

Representação

Da comissão delegada dos ferroviários do Estado, pedindo a atenção dos Srs. Deputados para o que se contém no projecto de lei apresentado em 8 de Dezembro último pelo Sr. Plínio Silva,

Para a Secretaria,

Untes da ordem do dia,

É lida na Mesa a seguinte

Nota de interpelação

Desejo interpelar o Sr. Ministro das Colónias sôbre os resultados do regime dos Altos Comissários das colónias portuguesas.

Lisboa, 10 de Janeiro do 1924.—Cunha Leal.

Expeça-se.

O Sr. Correia Gomes: — Peço a V. Exa. para consultar a Câmara sôbre se permite que entre em discussão, quando esteja presente o Sr. Ministro da Guerra, o parecer n.° 442.

O Sr. Estêvão Águas: — Comunico a V. Exa. que só encontra constituída a comissão de pescarias que me escolheu para presidente e ao Sr. Jaime Cansado para, secretário.

O Sr. Jorge Nunes: — Requeiro a V. Exa. que consulte a Câmara sôbre se permite, que entre em discussão, antes da ordem do dia, o parecer n.° 560.

O Sr. Tavares Ferreira: — Comunico a V. Exa. que ficou instalada a comissão de instrução primária, que escolheu para presidente o Sr. Baltasar Teixeira e a mim para secretário.

O Sr. Lelo Portela: — Sr. Presidente: não posso esquecer que dentro desta Câmara sou não apenas um Deputado, mas também um militar que tomou parte na Grande Guerra, que teve ocasião de conhecer de perto e acamaradar com os oficiais franceses da aviação militar; portanto não posso esquecer a enorme perda que a aeronáutica francesa acaba de sofrer com o desaparecimento do Dixmude e por êsse motivo proponho um voto de sentimento.

Foi aprovado.

São aprovados os requerimentos formulados na sessão anterior pelos Srs. Dinis de Carvalho e Sousa Coutinho.

O Sr. Júlio Gonçalves (para interrogar a Mesa): — V. Exa. pode dizer-me de que consta o parecer a que se referiu o Sr. Jorge Nunes?

O Sr. Presidente: — É uma autorização.

foi aprovado o requerimento do Sr. Correia Gomes.

O Sr. António Maia: — V. Exa. pode informar-me se já reúne a comissão de guerra?

O Sr. Presidente: — Já está constituída.

É aprovado o requerimento do Sr. Tavares de Carvalho para que se inclua antes da ordem do dia, sem prejuízo dos oradores que se inscrevam, o parecer n.º 565.

O Sr. Sá Pereira: — Pedi a palavra para chamar a atenção do Sr. Ministro do Interior para o que contém um telegrama que recebi e no qual se reclama contra o facto de se encontrar um monárquico à frente da administração do concelho de Ribeira de Pena.

O Sr. Ministro do Interior (Sá Cardoso): — Já está demitido.

O Orador: — Agradeço a comunicação do V. Exa., que é digna de quem se preza de ser republicano.

Apoiados.

O Sr. António Maia: —Pedi ontem a V. Exa. que convocasse a comissão de guerra; eu, que faço parte dela, não tive conhecimento da convocação.