O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

fazer, aproveitando a presença do Sr. Ministro do Comércio para chamar a atenção de S. Exa. para a necessidade que há de se fazer urgentemente a reparação das estradas, visto que o estado em que elas se encontram é deplorável, como todos sabem.

Sei, Sr. Presidente, que S. Exa. tem sôbre o assunto pontos de vista concretos; achava, porém, de toda a conveniência, para evitar mais demoras, que se discutissem os projectos que se encontram pendentes sôbre o assunto, melhorando-os tanto quanto possível.

O caso é urgente, como V. Exa. muito bem sabe, pois, dada a situação em que se encontram as nossas estradas, os meios de transporte por vezes são mais caros que os próprios produtos, como por exemplo o trigo.

Não temos, na verdade, estradas; razão por que digo que o assunto necessita ser tratado urgentemente, é para a Câmara avaliar bem o estado em que elas só encontram, basta dizer que ainda ontem o carro que faz a carreira entre Peniche e S. Mamede esteve parado no caminho durante perto de três horas, devido ao estado em que se encontra a estrada.

Não podemos ficar eternamente à espera de britadeiras e continuar com a rotina do homem dos óculos com cabedal em volta e um ferro na ponta dum pau. Não é assim que se brita pedra para as nossas estradas.

O que podíamos fazer já era mandar arrancar a pedra e encher os barrancos, ao menos para facilitar a passagem.

Aproveito estar com a palavra para pedir a V. Exa. que entrem imediatamente em discussão os projectos sôbre estradas.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Plínio Silva): — Sr. Presidente: não posso expor o meu pensamento sôbre o problema das estradas em poucos minutos.

Preciso desenvolver minuciosamente, e como profissional, o que penso sôbre o assunto.

Vou pôr o problema no seu devido pé, tirando a responsabilidade ao Poder Legislativo e ficando só o Ministro com ela.

Sou parlamentar há seis anos, e penso hoje da mesma maneira que antes do sor Ministro e assim chamo toda a responsabilidade sôbre mim.

Os Srs. Maldonado de Freitas, Francisco Cruz e Sebastião Herédia manifestaram desejos de discutir imediatamente alguns projectos, que estão na Câmara, sôbre estradas.

Cumpre-me declarar que disponho do recursos para e a dor organizar as cousas por forma a que qualquer Ministro que venha depois de mim possa continuar com os trabalhos que se iniciem.

Tenho aqui gráficos sobro o assunto, e neste momento disponho, como disse, de recursos para resolver o problema; todavia, para isso é preciso que V. Exas. me permitam fazer uma larga exposição acerca da matéria, o trazer ao Parlamento um relatório, como elemento do estudo.

O imposto sobro viação e turismo dá-nos garantias financeiras para solucionar o problema.

Toda a Câmara deseja que se encotem os trabalhos, e estou certo de que o Parlamento resolverá por forma a que o Ministro possa imprimir à, solução do magno assunto o necessário impulso.

Compreendem bem V. Exas., pelo que deixo dito, que cumpro as minhas afirmações feitas como Deputado, e mostro o meu respeito pelo Parlamento.

Mas V. Exas. vêm, também, que não se trata de um caso que eu possa resolver nalguns minutos.

E por isso, por agora, limito-me a lazer estas afirmações e a declarar que tenho em meu poder todos os relatórios e até gráficos, para mostrar a V. Exas. a altura em que se encontram os trabalhos.

Desejaria elucidar minuciosamente o país, para que, com inteira imparcialidade e justiça, todos pudessem apreciar a forma como tem sido desempenhado o meu lugar na pasta do Comércio.

O Sr. Nuno Simões (interrompendo): — V. Exa. podia dizer à Câmara quais foram as verbas cobradas, até agora, do imposto de turismo?

Falou-se ontem, aqui, em 24:000 contos.

O Orador: — Em 1921-1922, 103.116$11; em 1922-1923, 263.936$46: em 1923-1924, 4:415.000$99,