O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tia, de

de

JBs|pu coLnvejacidp de que. Q que se, seguir a este será uni Ministério de^con^centração, mas isso pertence. $ indicação política do Congresso § que estou çejtó será faypráye^ íio ÇSpverrip; há-de í|çar.

Sr. presidente,: digp que o^em íeyf> razão foi a Câmara dojs p,epufados e nãp p penado. (Apoiados).

0{ oraâor

O Sr. Álvaro cie Castro: — Sr. Presi-: deppis dp Sr-,. Be^ardinq, Machado p,e4ir a palavra, não podia deixa^ tanj-

m de a pedir.

É p Sr- Bernardinp, Machado, a mais. figura representativa do Cp,ngres,s.p, que todos nós, repiiblicanos, estamos habituados a ouvir sempre com as palavras, cpjjcprdia e união, ma,s que yeip lançay nesta assemblea uma visão velh^a, já perdida. í*a política da,s esquerdas e da:s di-r.eita.%. (Apoiados).

já tiye ocasião de dizer na Câmara dos. Deputados que hoje as esquerdas e as, direitas não tinham significaçEo reaj, dada a transformação constante das fórmulas políticas e ideas políticas. Estamos num momento dç transformação soeial que nos derruba completamente as bar-rejLras, que dividem esquerdas e direitas.

Quem éLloyd Greprge? É a figura- mais íprte. do radicalismo, inglês. Essa figura, a quem o; povo inglês deve as mais avançadas reformas, apoiou-se -nas classes conservadores para fazer aquela grande obxa. de reconstituiçãp nacional.

Estas palavras e estas, dómonstraçÇieg estão de perfeita harmonia çpm as considerações do Sr. Bernardino Machado quando afirmou que só um Governo nacional, com as figuras mais repr.esentati-vas_. da política portuguesa, p^o^eria^ de facto realizar a obra necessária nestemo.-mento p"a vida portuguesa, obra,, programa e. planos que pojdem pertence]; a qualquer dos. partidos político^ q,ue. têm assentp nesta Câmara.

Mas, Sr. Presidente, ^onde foi o radica.-li^mo italiano, ondç foi a Itália guerreira,, a ptllia da «Ênténte», buscar o seu Jfrec sidente de Ministério para levar a cabo as, mais radicais reformas financeiras ?

Foi precisamente à prestigiosa' figura de Giolitti, representante das, direitas., e que apresentou no Parlamento Itauanp as

m,edip!as mais radicais em matéria financeira.

B porque hoje, não há propriamente um conjunto de doutrinas,, um conjunto de princípios financeiros, que se possa arruinar nas. prateleiras dos partidos das direitas p.u dfts esquerdas, mas apenasi um conjunto de medidas que sãP essenciais, levar a, cabo na Kepública Pprtu-g-ues.a como nos outros países para que eles saiain da situação-tenebrosa que lhes çripu 3 guerra.

Aqui, nesta Câm.ara, foi apresentada uifta prpppsta sobre lucros de guerra, e! embpr^ apresenta-la por um Ministro que poderá ser o representante da ^eiçãp ra-diça|is^a, teye cpntudo essa propos.ta, o aplaudo,, em tese, de tpdos os partidps que têm assento nesta casa.

Sr. Presidente: o que eu tenho defendido çta C.âmara, sãp, as ideas extremistas., e as ppiniões que o Sr. Bernardino Maçhajio, e3çpOe, sObre imposto de rendimento., sobre a: diminuição dos impostos directos com, a respectiva sobrecarga para os directos.

Já eu aqui defendi calorosamente em todas, as sessões em que se discutiu a questão tributária, e ainda ultimamente na apresentação do Go.vêrno. contrapondo a um plano financeiro futuro uma moção em que se significava a necessidade de que o. Parlamento votasse uma medida que taxava, progressivamente os rendimentos, devendo o rendimento constituir para o futuro a base principal dos im-ppstps.

<_ com='com' que='que' de='de' republicano='republicano' aquele='aquele' porventura='porventura' radicalismo='radicalismo' para='para' sé='sé' cabeleira='cabeleira' desgrenhada='desgrenhada' exprimir='exprimir' não='não' tpdos='tpdos' livremente='livremente' reconhecer='reconhecer' a='a' suas='suas' preciso='preciso' cidadão='cidadão' ir='ir' opiniões='opiniões' qualquer='qualquer' unicamente='unicamente' o='o' p='p' todo='todo' as='as' apresenta='apresenta' perante='perante' direito='direito' da='da' rua='rua'>

Não preciso, porque são- duas ideas completamente 'diferentes, sãp princípios que 'têin a sua, origem e a sua base em pontos completamente opostos.

Q Sr. Bernardino Machado referiu-se ainda à situação dos operários, às medidas necessárias, ao seu levantamento social e económico.

Quais são elas, Sr. Presidente?