O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24

concretas para propor à Câmara ou pôi em vigor com relação aos operários?

Não vi nenhuma, e quando foi feita a apresentação do-Governo o disse à Câmara, ao passo que na moção que mandei para a Mesa apresentei concretamente pontos de vista sobre a solução da questão operária.

Disse e sustento que, além da necessi-dado da criação de organismos que tornem possíveis as relações entre o capital o o trabalho duma maneira harmoniosa que não conduza à greve ou ao lock-out, existe a de estabelecermos organismos do ""'enterite para que um e outro possam regular a sua vida eficazmente.

£Mas esta medida foi posta em vigor em todos os países por Governos radicais ?

Não. Ela veio da Rússia, manchada em sangue, para a legislação dos povos cultos, e, atravessando a Europa, veio ésta-belecer-se em -Inglaterra, onde a pôs em vigor não o radical Lloyd George, mas o conservador que Lloyd George é actualmente.

Além desse princípio que o programa do Governo poderia perfeitamente incluir nas suas várias alíneas, eu afirmei aqui a defesa da propositura dum projecto no sentido de dar aos oparários por meio de acção de trabalho, já hoje em vigor na França e há muito em Inglaterra, interesse nos lucros das indústrias e do comércio.

Aludiu ainda o Sr. Bernardino Machado à política que se inspira nos desejos o cada vez mais fortes e das várias partes do território nacional de: serem atendidas. Eeferiu-se ainda o Sr. Bernardino Machado à vida regional.

^Porventura só os partidos radicais é que inscrevem nos seus programas medidas de ordem regionalista ?

>Se eu sou considerado conservador, se o meu partido é conservador, este tem no seu programa todavia as medidas necessárias à criação duma maior intensificação da vida regional, só pode traduzir-se num. melhor aproveitamento das forças nacionais, na produtividade da nossa vida económica.

Ainda o Sr. Bernardino Machado fez referências ao problema colonial e à outorga dos poderes políticos aos indígenas das nossas colónias.

Diário das Sessões do Congresso

Sr. Presidente: aqui está um ponto do programa radical do Sr. Bernardino Machado, que aliás é um conservador, em. que eu estou em completo desacordo.

E bom que esta afirmação se faça embora pareça gratuita e sem vantagem alguma, pois é necessário não deixar no ar pairar palavras que signifiquem ideas que signifiquem ideas diversas das necessidades coloniais e que podem traduzir-se em factos graves paru a nossa administração e para o nosso prestígio coloniais. Nós não podemos conferir a totalidade dos_ nossos poderes e direitos políticos pelos indígenas. Não podemos senão estabelecer uma legislação perfeita colonial que permita que o indígena sucessivamente vá ingressando na cultura europeia de maneira a serem-lhes confiados esses direitos que por emquanto não pode ter. (Apoiados).

Foi possível à Inglaterra, país colonial por excelência e a que, felizmente, nos ligam laços fortíssimos de amizade, conceder a grande número dos seus indígenas o direito político porque é incomparável a obra realizada nas colónias inglesas com aquela que se tem feito nesse campo com as nossas colónias.

Basta . citar o facto de que há regiões principalmente no Transvaal e na África do Sul em que toda a administração, local é realizada por um indígena. Só na África do Sul há sete colónias dirigidas por indígenas.

O Sr. Presidente:—Peço á V. Ex>, Sr. Congressista, que se limite e se cinja ao assunte em discussão.