O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 8 de Dezembro de 1918 3

2.º vice-secretário:

Votos

Constantino José dos Santos 30

Listas brancas. 7

Sr. Presidente: — Em vista do resultado da eleição, convido o Sr. Zeferino Falcão a vir ocupar o seu lugar de Presidente do Senado.

SESSÃO N.º 1

EM 3 DE DEZEMBRO DE 1818

Presidência do Exmo. Sr. Zeferino Cândido Falcão Pacheco

Secretários os Exmos. Srs.

Luís Caetano Pereira

Guilherme Martins Alves

O Sr. Presidente: — Está aberta a sessão. Vai ler-se a acta da sessão preparatória.

Lida a acta da sessão preparatória, foi aprovada sem reclamação.

O Sr. Presidente: — Ao tomar posse desta cadeira, começo por apresentar os meus respeitos ao Sr. Presidente da República e os meus agradecimentos ao Senado pela ela elevada honra com que me distinguiram.

Não sei se poderei arcar com tamanha responsabilidade, o que vos posso afiançar é que no desempenho dêste honroso cargo empregarei toda a minha boa vontade, auxiliando-se do vosso esclarecido parecer à menor hesitação é que o procurarei exercer com a máxima imparcialidade.

Desejo também agradecer a delicadeza e atenções com que V. Exas. me facilitaram as ingratas funções de leader e patentear o pezar de não ver neste lugar o Sr. Forbes de Bessa, que na sessão legislativa passada exerceu a presidência com tanta distinção, regozijando-me ao mesmo tempo pela sua nomeação de Ministro junto do Vaticano, pela certeza de que no exercício dêste cargo honrará o seu nome e corresponderá à confiança do Govêrno.

É esta a primeira sessão depois da noticiada cessação das hostilidades que trará como consequência próxima a apetecida paz.

É motivo de nos congratularmos por tam feliz acontecimento que nos livra de sobressaltos peia vida dos nossos e desanuvia o espírito de incertezas, que há muito nos preocupavam.

Creio que o Senado une acompanhará nas saudações aos Chefes de Estado e às Câmaras das nações aliadas, saudações que envolvam todos os que para êsse almejado fim concorreram, quer com as armas na mão, quer com o esforço de qualquer natureza ou com a sábia e acertada direcção.

Não devemos esquecer neste momento de júbilo a memória dos que à luta sucumbiram.

O facto da vitória dos aliados é tam memorável, de interêsse tam momentoso para nós e de consequências tais para a Justiça e para Liberdade dos povos, que não me parece de mais consagrar êste dia exclusivamente a essa comemoração.

Aqui fica este alvitre que deixo o Senado resolver.

O Sr. Egas Moniz: - (Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros): — Sr. Presidente: é a primeira fez que tenho a honra de falar sesta casa do Parlamento e assim os meus cumprimentos vão para todos os Srs. Senadores e especialmente para V. Exa., Sr. Presidente, pelo alto cargo de que: foi investido.

O Sr. Presidente: eu pedi a palavra para me associar, em nome do Govêrno, à proposta apresentada por V. Exa. de que esta sessão seja exclusivamente dedicada à vitória das nações aliadas.

As minhas saudações, Sr. Presidente, vão dirigidas em primeiro lugar aos soldados portugueses que verteram o seu