O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

1918-1919

SESSÃO N.º 3

EM 9 DE DEZEMBRO DE 1918

Presidência do Exmo. Sr. Zeferino Cândido Falcão Pacheco

Secretários os Exmos. Srs.

Luís Caetano Pereira

Guilherme Martins Alves

Sumário. — Abre a sessão com 26 Srs. Senadores. Lida a acta, que foi aprovada, procede-se à leitura do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Machado Santos refere-se à nomeação do Sr. Secretário de Estado da Marinha e à interinidade de S. Exa. na pasta dos Negócios Estrangeiros, e manda para a Mesa três projectos de lei sôbre a regulamentação do jôgo, federação e sindicatos operários e um grande empréstimo que visa sobretudo ao resgate dos caminhos de ferro, concessão de quedas de água, etc.

O Sr. Conde de Águeda apresenta uma proposta, que justifica, para que nem Senadores, nem membros do Govêrno, militares, se apresentem fardados na sala das sessões, tendo em vista os preceitos da disciplina.

O Sr. Castro Lopes verbera o atentado contra o Chefe do Estado, apresentando uma proposta para que, em regozijo do malogro daquele acto, a sessão seja suspensa durante um quarto de hora, o que foi aprovado por aclamação, depois de falarem sôbre o mesmo assunto os Srs. Mário Monteiro e Machado Santos.

Reaberta a sessão, o Sr. Presidente comunica à Câmara os nomes dos Srs. Senadores que fazem, parte da comissão incumbida de felicitar o Chefe de Estado, acrescentando que êle próprio, no mesmo dia, se apressara a apresentar essas felicitações.

O Sr. Nogueira de Brito, aludindo à celebração do armistício, faz largas considerações acêrca da guerra e da paz, fazendo votos por que tenhamos as compensações devidas.

Ordem do dia — O Sr. Presidente, referindo-se à moção do Sr. Machado Santos, que havia ficado sôbre a Mesa, considera-a em duas partes: saudação às nações aliadas, que foi aprovada, e designação de beneméritos da Pátria a todos os indivíduos que contribuíram para a nossa participação na guerra, que constitui matéria dum projecto de lei, e por isso foi rejeitado, depois de falar o Sr. Machado Santos.

Foi aprovada a moção do Sr. Castro Lopes e rejeitada a do Sr. João José da Costa.

Por proposta do Sr. Castro Lopes foram reconduzidas todas as comissões, sendo agregado à de legislação o Sr. João José da Silva.

Antes de se encerrar a sessão.— Falam os Srs. Amaral, acêrca da censura; Severiano José da Silva, que faz largas considerações sôbre despesas de guerra e transporte terrestres; Carvalho de Almeida, insurgindo-se contra o abuso dos feriados sem autorização parlamentar; Oliveira Santos, condenando o desdém que se acentua contra os legítimos representantes do país, e Mário Monteiro, referindo-se à conveniência de se fixar a interpretação do Regimento, no que é apoiado pelo Sr. Ernesto de Faria, que fala tambêm sôbre o assunto.

O Sr. Cunha Novais declara que se associa à saudação feita aos valorosos exércitos das nações aliadas.

O Sr. Presidente propõe um voto de sentimento pela morte do antigo Senador e Deputado Sr. Tomás Cabreira, que é aprovado, e levanta a sessão.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Adolfo Augusto Baptista Ramires.

Alberto Correia Pinto de Almeida.

Alfredo da Silva.

António Maria de Azevedo Machado Santos.

António da Silva Pais.

Artur Jorge Guimarães.

Carlos Frederico de Castro Pereira Lopes.