O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 9 de Dezembro de 1918 3

to passado, juntando uma representação ao citado ofício,

Para a comissão de administração pública.

Telegrama

De várias personalidades do concelho de Odemira, protestando contra o projecto de concessão de amnistia, apresentado pelo Sr. Machado Santos.

Requerimentos

Do Sr. Nogueira de Brito, à Secretaria de Estado da Instrução Pública, pedindo à Academia de Sciências de Lisboa una exemplar das seguintes obras:

Luísa Sigea.

Notícia histórica do Mosteiro de Vacaviça.

Noticia dalguns poetas portugueses Obras de José Agostinho de Macedo, Memórias para a vida intima de José Agostinho de Macedo.

Memórias dos Duques Portugueses no século XIX.

Do Sr. Conde de Azevedo, pedindo, pela Secretaria de Estado do Comércio, à Comissão dos Transportes Marítimos, uma nota das quantidades de vinho, licorosos ou não, que tenham sido exportados pelas barras de Lisboa e Pôrto, com a especificação dos vapores e quantidades.

Pela Secretaria de Estado dos Abastecimentos, requeiro:

Notas das quantidades de todos os cereais, azeites e açúcar, requisitados pelo Ministro das Subsistências e Transportes, Sr. Machado Santos, com especificação dos despachos que mandou entregar essas mercadorias, e as entidades a quem os mesmos foram entregues.—João José da Costa.

Comunique-se à Secretaria de Estado dos Abastecimentos.

Projecto de lei

Apresentado, pelo Sr. Machado Santos, tendo por fim terminar com o estado de sítio, suspensão de garantias, abolindo a censura à imprensa e telegráfica e postal e concedendo amnistia a todos os crimes de carácter político, social ou religioso.

Notas de interpelação

Declaro que desejo interpelar o Exmo. Secretário de Estado dos Abastecimentos acêrca da utilização e aproveitamento dos navios ex-alemães na posse do Estado, para quando S. Exa. se julgar habilitado a responder.

Sala das sessões do Senado, 9 de Dezembro de 1918. — José Epifânio Carvalho de Almeida.

Dê-se conhecimento.

Desejo interpelar o Sr. Secretário de Estado do Interior acêrca da situação em que presentemente se encontram os corpos administrativos.

Sala das Sessões do Senado, 9 de Dezembro de 1918. — José dos Santos Pereira Jardim.

Comunique-se à Secretaria de Estado do Interior.

Justificação de faltas

Do Sr. José Freire de Serpa Leitão Pimentel, enviando atestado de doença comprovativo das suas faltas às sessões do Senado.

Para a comissão de infracções e faltas,

O Sr. Presidente: — Está no corredor da sala o Sr. Alberto Carlos de Magalhães Meneses.

Convido os Srs. Condes de Azevedo e Tiago Sales a introduzir S. Exa. na sala.

S. Exa. entrou na sala e tomou assento.

O Sc. Presidente: — O Sr. Forbes Bessa pede autorização à Câmara para aceitar o cargo de Ministro no Vaticano.

Foi concedida.

O Sr. Machado Santos; — S. Exa. que peça a benção de S. Santidade, que bem necessitados disso estamos.

O Sr. Presidente;: — O Sr. Alberto Osório de Castro pede à Câmara que me consinta que vá exercer as funções de auditor junto do Corpo Expedicionário. Português.

O Sr. 1.° secretário faz a leitura dum projecto de lei do, Sr. Machado Santos, apresentado na anterior sessão, sôbre federação e sindicatos operários. Admitida.