O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

Interrompo a sessão para s.e formuJa-reir. as listas.

Eram 17 horas e 2õ minutos.

O Sr. Presidente:--Está reaberta a sessão.

Eram 17 horas e 30 minutes.

Feita a chamada, corrido o escrntfaic e tendo servido de escrutinadores ou Srs. Ideies Caroço e Celorico Palma, verificou--se que haviam sido eleitos para as quatro comissões os seguintes Srs. Senadores:

Verificação de poderes: Eleitos os Srs.: Alfredo Portugal, Afonso de Lemos (liberais) e Vasco M.irquc-s (reconstituinte,), 20 votos; Pais de Ahitú-da, Ramos Pereira e Pereira Gil (democráticos), 19 votos.

Subsistência»:

Eleitos os Srs.: Bernardino Mu.íhado, Pais de Almeida. Soveral Rodrigues (democrático^ e Lima Alves (reconstituinte), 19 votos): Celestino de Almeida, Cristóvão Moaiz, Constâncio de Oliveira e Lima Duque (liberais), 20 votos.

Eevihã.o constitucional: Eleitos os Srs. : Alves Monteiro dissidente), DÍÍS de Andrade- (ca;õlico) o A> gubto de Vasconcelos (liberal', 20 votos; Bernardino Machado, 19 votos; Pereira Osório e Catanho de Meneses (dernoer1..* ticos), e Oliveipa e Castro (liberal), 18 votos.

Trabalho, higiene e assistência : Eleitos os Srs.: Dias Pereira, Arniu-do. Faria (democráticos) e Lima Duque (liberar, ífO votos; Pais do Almoça o Pereira Gil (democráticos), 19 voto*.

O Sr. Herculano Galhardo : — Sr. Presidente : verificou-se, pela eleição 'Ia comissão do obras públicas, que era necessário exclrir dessa comissão, o por ser o mais novo, o Sr. Gaspar de Leme-, Eu desisto da minha eloição para vo{;al c1 a comissão a fa\or desse nosso iluptre r.o-lega.

Foi autorizada a substituição.

O Sr. Presidente : — Tomos a etfiçào-duma comissão das ilhas que foi 'jriaua em. Abril deste ano. Esta comissão ó composta cie vários Srs. Senadores e pre-

sidida pelo Sr. Bernardino Machado. IV reco-me que não vale a pena fazer a eleição, ficando os mesmos senhores. (Apoiados).

Foi aprovado.

Antes de se encerrar a sessão

O Sr. Melo Barreto : — Sr. Presidente: pedi a palavra para antes de se encerrar a sessão a fim de fazer uma rectificação a afirmações que sào atribuídas hojo, na imprensa da manhã, aj Sr. Liberato Pinío, ilustre Presidente do Ministério. Eu devo dizer a V. Ex.a, Sr, Presidente, e ao Senado, que esta rectificação é feita com perfeito conhecimento e acordo do chefe do Governo.

Consiste essa afirmação em que «para a comissão da paz não serão feitas no-iceações, visto que o pessoal que a compõe pode ser reduzido, e até já as vagas existentes não serão preenchidas».

Tra'a se dum eqimoco que me apresso a esclarecer. Aspím. u comissão da paz há meses que já não existe. Não há vagas porque a Delegação, presidida pelo Sr. Alonso Costa, t/rminou as suas funções 110 dia em que fui assinado o último tratado de paz, o tratado com a Turquia. O único que lá está é o Sr. Afonso Gosto, que não tem nenhuma função no estrangeiro; não ó delegado portuguOs em França, a sua função terminou há muitos moses. Não há vaga a prover num organismo que não existo. O que existe é uma representação de Portugal na comissão do reparações, para que foi nomeado o Sr- Jairne de Sousa, em substituição do Sr.. Vitorino Guimarães, a quem pi esto as minhas homenagens, pelos seus admiráveis serviços nos meses que ali esteve. Duran:e a minha gerência, pediu-me a exoneração, e eu, instando para que cun-tLmas&e no seu lugar, não lhe acoitei o pedido. S. Ex.a foi agora exonerado e substituído pe.lo Sr. Jaime de Sousa.

.Essii nomeação e a do Sr. Velhinho Correia eram as que podiam ser feitas.

AprouMio o ensejo de estar com a palavra para mandar para a Mesa um pé-dido de documentos. E o seguinte:

Requerimejjto