O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

iái 10 cias ScòSòes do Senado

vel do nosso esforço de intervenção na grande guerra que a caracterizara, havia consideràvelraente diminuído a. validade da nossa acção, tornando por isso uais difícil a, missão de reivindicar as vantagens de ordem material e moral, a que a nossa atitude e esforços desde a primeira hora, nos davam incontestável direito. (Apoiados).

O Sr. Alves Monteiro: — Sr. Pres. dente: associo-me calorosamente à proposta do Sr. Bernardino Machado saudando os militares que tara heroicamente-se bateram pela República nos dias 5, o e 7 de Dezembro de 1917.

Voto também a proposta de saudação ao nosso colega Sr. Velez Caroço, pela acção que tomou nessa ocasião.

O 5 de Dezembro veio demonstrar, Sr. Presidente, que apesar de todas as prepc-tências exercidas sobre os republicanos, essas prepotências não foram de molde a amortecer a altivez e a energia da a-ma, republicana. (Apoiados}.

O orador não reviu.

O Sr. Bernardino Machado:—Pedi a palavra apenas para dizer a V. Ex.a e ao Senado que ou, citando apenas dois nomes, não quis senão significar a bravura de todos aqueles que como o Sr. Vdez Caroço se bateram pela República.

O Sr. Herculano Galhardo( interrompendo) :—O feito praticado pelo nosso colega Sr. Velez Caroço ó muito notável por- ter sido dos oficiais que partiram na primeira coluna o único que atingiu o objectivo.

O Orador:—Os nomes que aqui ;ôm sido proferidos são efectivamente a personificação dr, bravura, e todo? nós ajuntamos com o maior prazer e o maior orgulho a esses dois nomes o do nosso distinto colega Sr. Velez Caroço.

O orador nào reviu.

O Sr. Velea Caroço : — Sr. Presidente : pedi a palavra para agradecer reconhecidamente as manifestações que ao meu modesto nome acabam de fazer vários ilustres Senadores.

No emtanto, tenho a dizer que tendo aceitado q comando da coluna que teve u honra de ser a primeira a entrar em fogD o talvez, devido à ocasião, a ser das últi-

mas a retirar do Largo do Rato, cumpri apenas o meu dever.

Vozes:—Muito bem. O orador não reviu.

O Sr. Melo Barreto :—Pedi a palavra para me associar à homenagem prestada pelo Sr. Bernardiuo Machado aos bravos oliciuis que defenderam heroicamente a Piepública, em Dezembro de 1917.

Associo me pois, em meu nome pessoal, aos dois nomes citados que são duas verdadeiras figuras de lenda, os Srs. Afonso de Cor queira e Agatão Lança, assim como ao nome do nosso querido e ilustre colega Sr. Velez Caroço, cujos serviços acabam de ser postos em relevo, de singular maneira, pelo Sr. Herculano Galhardo.

Associando-me, pois, com o maior prazer às palavras aqui proferidas, declaro em meu nome pessoal que dou o meu voto h proposta apresentada pelo Sr. Berna reino Machado.

O orador não reviu.

O Sr. Oliveira e Castro:—Em nome dos Senadores independentes, eu associo--me às palavras que aqui foram proferidas acerca daqueles oficiais que se bateram polfi Ropública, e declaro que perfilho com entusiasmo a proposta apresentada pelo Sr. Bernardiuo Machado.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (Liberato Pinto):—Pedi a palavra para declarar que o Governo se associa com todo o entusiasmo às home-nagc s do Senado àqueles que nos dias 5, 6 c 7 de Dezembro mostraram o seu gran-do amor pela Ropública, deíVndendo-a com raro 2 nobilitanto heroísmo. Patentean-do-so bem, Sr. Presidente, quão funda e radicada está a Republicano coração do povo português, que do modo tam levantado sou DO .afirmar a ura tempo as histó-rÃ-as qualidades de valentia que o imortalizaram, e a iudestruHbilidade das instituições democráticas.

É pois com o maior prazer que o Governo se associa à manifestação do Senado.