O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 9 de Dezev&ro dd 1920

Requeiro uma nota, a constar do Ministério Relvas, dos nomes:

1.° Dos adidos militares e navais, nomeados pelos Ministérios da Guerra e Marinha;

2.° Dos nossos representantes nos congressos técnicos no estrangeiro, nomeados pelos diversos Ministérios. — Bernardino Machado.

Para a Secretaria.

Requeiro uma nota dos funcionários nomeados pela ditadura dezembrista e conservados, dentro ou fora do piiís, a.o serviço da República. —Bernardino Machado.

Para a Secretaria.

Projectos de lei

Do Sr. João Cataulio do Meneses, cedendo à Junta de freguesia de Alinoster, do concelho de Santarém, pelo preço da sua avaliação, um prédio que serviu de residência ao pároco, no Adro da Igreja.

Para primeira leitura.

Do Sr. Sovoral Rodrigues, autorizando o Governo a conceder gratuitamente à Câmara Municipal de Beja o bronze necessário para a fundição do busto, que a mesma câmara vai erigir ao coronel António Maria Baptista.

Para a comissão de guerra e faianças

Do Sr. Soveral Rodrigues, autorizando a Câmara Municipal do Beja a empregar nas obras, a que está procedendo, de distribuição de água e luz eléctrica na cidade, o produto da, venda das suas propriedades rústicas denominadas Os Coitos da Adiça e as Lezírias do Guadiana.

Para a comissão de administração pública.

Justificação de faltas

Do Sr. José Machado de Serpa. Para a comissão de infracções e faltas.

Telegrama

Das Câmaras Municipais de Abrantes e Silves, protestando contra o pedido de saspeusâo do artigo 30.° da lei n.° 999, apresentado pela Associação Comercial.

Para o «Diário do Governo o.

Da Câmara Municipal de Faro, protestando contra a pretensão da Associação

Comercial do Porto, fazer suspender a lei n.° 999.

Para o «Diário do Governos.

Dos republicanos de Viseu, protestando contra a ordem do Governo, adiando a eleição da Administração da Irmandade

da Misericórdia.

/

Antes da ordem do dia

O Sr. Herculano Galhardo: — Sr. Presidente : pedi a palavra para mandar para a Mesa os projectos u.os 283, 287, 640, 647. 656, 651 e 654 que tinham sido mandados para a comissão de fomento extinta, para serem distribuídos pelas respectivas comissões. Parece-me mais quo o projecto qu.e estava entregue à comissão de finanças relativo à administração de Louros devia passar para a comissão de agricultura.

O Sr. Abel Hipólito : —Sr. Presidente: pedi a palavra para mandar para a Mesa um telegrama que acabo do receber de vários membros da Misericórdia de Viseu, assinado por Elísio Pessoa, em nome dos republicanos reconstituintes; Ribas de Sousa, em nome dos republicanos populares; Moreira de Figueiredo, oai nome dos republicanos dissidentes e Maxi-miano de Aragão em nome dos republicanos liberais.

Este telegrama é de protesto contra a ordem fiada pelo governador civil, adiando a eleição da mesa da misericórdia da gerência destes ilustres republicanos.

Ora, ainda, Sr. Presidente, sou informado que foi por motivo de ordem pública que se adiou esta eleição.

Custa a acreditar que para manter a ordem numa eleição destas não chegasse a guarda republicana e a polícia!

É mau e muito mau que a política se meta em certos assuntos e principalmente nestes que tratam de assistência.

Eu protesto em meu nome, como ré- • presentante do distrito de Viseu, contra esta anomalia.