O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO 3ST.0 6

EM 10 DE DEZEMBRO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário. — As 15 horas e 10 minutos, depois de feita a chamada, estando presentes 21 Srs. Senadores, o Sr. Presidente declara aberta a sessão. Lê-se e aprova-se a acta. Dá-se conta do expediente.

O Sr. Herculano Galhardo, por parte da comissão de finanças, manda para a Mesa toda a documentação relativa ao novo Arsenal da Marinha.

O Sr. Bernardino Machado faz considerações sobre a necessidade de o Ministério ser o mais ho-moyénco possível, sem o que não poderá resolver a obra que dele espera o pais.

O Sr Presidente do Ministério (Libvrato Pinto}, respondendo, declara, que a homogeneidade é absoluta, devendo continuar a sê-lo, ]>orque sem isso não continuará no seu lugar.

O Sr. Silva Barreto ocupa-sc de assuntos de em!'

O Sr. Gaspar de Lemos pede providências concernentes a conseguia-se o oom funcionamento do Depósito Penal Marítimo de Baarcos, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Guerra.

O Sr. Travassos Valdès apresenta um projecto de lei remodelando os serviços das capitanias.

O Sr. Heitor Passos comunica a instalação da comissão de instrução.

O Sr. Silva Barreio envia para a Mesa uma proposta de lei provendo definitivamente os professores contratados das Escolas Normais, em condições na mesma proposta expressas. Requerc uryênc.a e dispensa do Regimento, que são concedidas, sendo a proposta aprovada, com dispensa da leitura da iiltima redacção.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriqnes do Prado Castro e Lemos,

Luís Inocêncto Ramos Pereira Henrique Maria Travassos Yaldês

Alfredo Rodrigues Gaspar. António Alves de Oliveira. António Gomes de Sousa Varela. António Maria da Silva Barreto. António Xavier Correia Barreto. Armindo de Freitas Ribeiro de Artur Octávio do Rego Chagas. Celestino Germano Pais de Almeida. Heitor Eugênio de Magalhães Passos. Henrique Maria Travassos Valdès. Herculano Jorge Galhardo. Joaquim Celorico Palma. Joaquim Pereira Gil de Matos. Jorge Frederico Velez Caroço. José Dionísio Carneiro de Sonsa e Faro.

José Duarte Dias de Andrade. Luís Inocêncio Ramos Pereira. Nicolau Mesquita. Raimundo Enes Meira. Ricardo Pais Gomes. Rodrigo Guerra Álvares Cabral. Vasco Gonçalves Marques.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal.