O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA S1 PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENAD

SESSÃO 2sT.°

EM 18 DE MAIO DE 192

Presidência do Ex,mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex.moâ Srs.

Sumário. — Abre-se a sessão com a presença de 2G Srs. Senadores.

E lida a acta da se-isão anterior que foi aprovada.

Dá-se conta do expediente.

t Àntea da ordem do dia. — O Sr. Ceie»' tino de Almeida apresenta e pede a publicação no ((Diário do Governo» do relatório da comissão parlamentar de inquérito ao extinto Ministério dos Abastecimentos.

O Sr. Oliveira Santos requerei e a Câmara iiprovâ^em votação nominal, a urgência e dispensa do Regimento para a proposta de lei n." 822 (promoção dos saryentot a alferes). Foi aprovada sem discussão.

O Sr. Sousa Faro chama a atenção do Governo para o prejuízo feito nas armações de atum no Algarve pelos ijaleões espanhóis.

O Sr. Rodrigues Gaspar refere-se à escolha recentemente feita de um coronel para general. Re-fjuere o exame do processo.

O Sr. Pereira Osório alude à queda de áyua do rio Leça. Sobre o mesmo assunto fala o Sr. Rodrigues de Castro.

U Sr. Ernesto Xavarro refere-se à sindicância requerida pdo director das obras pú/ilicas de Aveiro.

A todos os Senhores Senadores responde o Sr. Ministro do Comércio (António Fonseca).

Ordem do dia.—Continua a discussão do projecto de lei n." 859 (permissão de duas horas mais de trahallio) falando os Srs. Ministro do Trabalho (José Domíngues dos Santos), Pereira Osório, Sousa, Varela, f Ama Alves e Júlio Ribeiro. Este Sr. Senador requere que o projecto baixe a comissão do trabalho, o que foi aprovado.

O Sr. Júlio Ribeiro pregunta quais w motivos da crise ministerial. Responde o Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (Bernardino -Machado).

*Ence.rra-s_e ff. sf.8K.ao.

| Luís Inocêncio Ramos Pereira j Joaquim Pereira Gil de Matos

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abel Hipólito. Abílio de Lobão Sooiro. Afonso Henriques do Prado Castro o Lemos.

Alfredo Rodrigues Gaspar. Amaro Justiniano de Azevedo Gomes. António Alves de Oliveira. António Gomes de Sousa Varela. António Maria da Silva Barreto. António Xavier Correia Barreto. Artur Octávio do Rego Chagas. Celestino Germano Pais de, Almeida. Ezequiel do Soveral Rodrigues. Francisco Martins de Oliveira o Santos. Francisco Vicente Ramos. Henrique Maria Travassos Valdês. João Joaquim André do Freitas. Joaquim Pereira Gil de Matos. Jorge Frederico Velez Caroço. José Dionísio Carneiro de Sousa e Faro. José Duarte Dias do Andrade. José Jacinto Nunes. José Joaquim Pereira Osório. Júlio Augusto Ribeiro da Silva. Luís Inocêncio Ramos Pereira. Pedro Vigolino Ferraz Chaves. Ricardo Pais Gomes.

Srs. Senadores que entraram durante

a sessão: