O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 13 de fevereiro de 1924

juizes a faculdade de poderem anulajr por iníquas aj decisões do júri. Para a Secretaria.

. Requerimento

Requeira que. pelo Ministério da Instrução, me seja fornecida cópia de toda a correspondência trocada, entre esse Ministério e a Universidade de Coimbra a respeito do último -incidente provocado pela nomeação dum oficial para a Secretaria da Universidade, e que deu lagar à de<_-missão p='p' de='de' vale='vale' ensino.-='ensino.-' querubim='querubim' estabelecimento='estabelecimento' reitor='reitor' daquele='daquele' guimarães.='guimarães.' do='do'>

Para a Secretaria.

O Sr. Presidente:—Vou abrir a inscrição para

Antes da ordem do dia

O Sr. Pereira Gil:—Sr. Presidente: há muitos dias que não aparece nesta Câmara o ilustre Senador Sr.'Catanho de Me-iieses, tendo a sua falta sido considerà-velmente notada sobretudo na 2.a Secção, de que S. Ex.a é um distinto ornamento;

Apoiados.

Sei que S. Ex/ tem estado de cama há muito tempo, e por isso proponho que na acta de hoje se lance um voto pelas melhoras de S. Ex.a

Muitos apoiados.

Desejo que S. Ex.a volte restabelecido aos trabalhos desta Câmara, onde desempenha um lugar com a competência que lhe é peculiar.

O orador não reviu.

O Sr. Herculano Galhardo:—Sr. Presidente : posso dizer a V. Ex.a e à Câmara que me informei do estado de saúde do Sr. Catanho de Meneses. Posso afirmar que há quatro dias deixou o leito e está já em franca convalescença.

O Sr. Augusto de Vasconcelos: — Sr.

Presidente: pedi a palavra para me associai' ao- voto do Sr. Pereira Gil, pelas melhoras do Sr, Catanho de Meneses. Todos nós teremos o maior prazer, em que o ilustre ^< ^nador se restabeleça com-pletamente, e qi-s venha brevemente tomar parte nos trabalhos' desta Câmara, porque S. Ex.a ó um ornamento distinto, além de ser uma pessoa de educação primorosa.

O Sr. Querubim Guimarães; — Sr, Presidente : igualmente me associo ao vota proposto pelo Sr. Pereira Gil, desejando que o Sr. Catanho de Meneses, atendendo às suas qualidades, inteligência e colaboração de trabalho, compareça nesta Câmara completamente restabelecido.

O Sr. Mendes dos Reis: — Sr. Presidente: também me associo ao voto que acaba de ser proposto. Muito desejo que S. Ex.a o Sr. Catanho de Meneses volte quanto antes aos trabalhos desta Câmara, pois S. Ex.íl tem sido um dos melhores ornamentos da lei do inqui'inato, em que ( S. Ex.* tem despendido toda- a sua energia e inteligência.

O Sr. Dias de Andrade:—Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar às palavras proferidas pelo Sr. Pereira Gil, fazendo votos para que o Sr. Catanho de Meneses volte o mais breve possível aos trabalhos parlamentares, onde tem um lugar de destaque.

Õ Sr. Pró copio de Freitas:—Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar sinceramente às palavras proferidas nesta Câmara pelas melhoras do nosso ilustre colega e meu patrício o Sr. Catanho de Meneses, cuja falta tem sido muito sensível. ff

O Sr. Ministro da Instrução Pública (António Sérgio):—Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar, em nome do Governo, ao voto proposto pelo Sr- Pereira Gil acerca das melhoras do Sr. Catanho de Meneses.

O Sr. Querubim Guimarães: — Sr. Presidente : começo por mandar para a Mesa uma nota de interpelação dirigida ao Sr» Ministro do Interior, ou ao Sr. Presidente - do ^Ministério para me ocupar dum assunto referente ao decreto n.° 9:240, que extingue os tribunais administrativos e as auditorias administrativas do País.