O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 2 de Maio de 1924

despesas feitas com a canhoneira Zambeze desde que este navio foi destinado ao serviço da escola de. recrutas.— César Pro-côpip de Freitas.

Para a Secretaria.

Mandou-se expedir.

. Kequeiro que. pelo Ministério da Guerra, se me forneçam, com urgência, cópias dos. processos que originaram os castigos de. 5' dias de prisão disciplinar e õ dias de prisão correccional aplicados ao capitão de. infantaria, Miguel Cardoso, respectivamente pelo comandante de infantaria n.° 14 e pelo comandante da 2.a Divisão.— César Procôpio de Freitas. •

Para a Secretaria.

Mandou-se, expedir.

Atestados de médico

Justificando as faltas do Sr. Gaspar de Lemos.

Para a comissão de faltas.

. Justificando as faltas do Sr. Júlio Augusto Kibeiro da Silva. - .. Para a comissão de faltas.

Projecto de lei

Do Senador Júliok Ribeiro, criando um selo raid Lisboa-rMacau, ,de J50, para ser usado em toda a correspondência postal e telegráfica durante 8 dias.

Para a l.a Secção..

Telegramas

Dos condutores de carroças de Setúbal, protestando • contra o aumento de multas, pedindo a revogação do artigo 8.° da lei n.° 1:368.

Para a Secretaria.

, Idêntico dos condutores • de carroças, chaufeurs e cocheiros de Portimão, Porto e de Arganilí>

Para a Secretaria» . . .

Representações „

De um grupo de senhorios e inquilinos (sobre a lei do inquilinato). Para a Secretaria. . . . Mandou-se juntar ao processo.

, ', " \ ,i

Da Associação,dos Empresários Portugueses,. reclamando, contra .o projecto de lei que fixa o imposto, de selo de 10 por

sento sobre .o preço dos bilhetes de entrada ou de assistência, pessoal a diversões de qualquer natureza, em exposições ou.espectáculos públicos. , Para a Secretaria.. ..

Para enviar ao Sr. Artur Costa, relator da proposta de lei n.° 630.

Antes da ordem do dia

O Sr. Júlio Ribeiro: —Sr. Presidente: que a imprensa adversa à República e ao Governo difame e desacredite a administração pública e insulte os Ministros, ó lamentável, mas é tanto dos nossos hábitos, como de todo o. mundo político, que já ninguém o estranha. E corrente. Mas que no próprio Diário do Governo se permita que, à sombra de qualquer lei, se critiquem os actos 'dos poderes públicos, se desdenhe das medidas governamentais e-se trate com menos consideração e respeito um Ministro, isso é que não só é para surpreender como para nos deixar estupefactos, pasmados, na impressão de que estamos sonhando um sonho alegre é galhofeiro.

Sim, Sr. Presidente, no Diário do Governo que aqui tenho na mão, de 24 de Abril último, 3.a série, a benemérita Companhia União Fabril publica o relatório da sua gerência, onde, entre outras passagens interessantes, os nossos olhos espantados leram isto:

«Em vez ,de melhorar piorou ainda a situação económica do País.

Como se as dificuldades naturais não bastassem agravam-se ainda elas pela inépcia das medidas com que se finge, ou, porventura, às vezes sinceramente se pretende debelar. .

Entrámos .francamente já na débâcle económica e financeira... sente-se, porém, aproximar o princípio do fim ...

Na pasta chamada da Agricultura, im-provisadores sem idea alguma do que sejam os princípios económicos, têm decretado as .mais ruinosas medidas para a indústria. , . ;

Pautas e taxas .de exportação já nos fizeram, pelos seus disparates, cessar o fabrico, etc. .•-..