O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

O Sr. Dias de Andrade : — Sr. Presidente : é para me associar com entusiasmo às palavras proferidas, fazendo vetos sinceros pelo bom resultado da viagem.

O Sr. Oriol Pena: — Sr. Presidente: associe-EKi também aos votos da Câmara -para ver concluído limpamento, rapidamente, sem inconvenientes, o pr.sseio reatado pelos nossos aviadores.

Não sei bem se acabará om Macau se segais, para diante. Pelo menos r.tó Macau desejo e espero seja br.!h?rj:e-mente, rapidamente concluído.

Não yodia ficar indiferente ac txito de gente da minha naciona_idade, muito embora esteja longe de ter pelo facto, pessoalmente, aquele entusiasmo que muita gente lhe está. dando, por (intender nilo estar a significação real do feito nii.ito de acordo com os exageros praticados h roda dele.

Tenho dito.

O Sr. Pereira Osório : — Sr. Presidente: proponho que se lance na acta uma saudação aos aviadores.

Vozes : — Muito bem ! MuitD bem !

O Sr. Presidente: — Em vis';a da manifestação da Câmara, considero apvovr.da a proposta do Sr. Pereira Osório.

Antes da ordem do dia

O Sr. Afonso de Lemos: — Sr. Presidente: recebi agora um bilhete postal co Sr. Jacinto Nunes e pedia L atenção cio Senado para ele porque se .refere à questão provia que eu aqui apresentei c ijue o Senado rejeitou, por uma maioria de 24 votos conti-a 8.

Sr. Presidente: embora a questão 2s-;eja já liquidada e eu não devesse refcrir-rce a ela, trata-se de uma autoridade que todos nós temos obrigação de reconhecer que nesto bilhete, que muito me honra, se coloca ao meu lado na questão prévia.

Proponho que este bilhet2 seja consignado na acta de hoje e quo ele seja fornecido à imprensa para ceio fazer o uso que quiser.

O Sr. Ferreira Simas: — Acaba ò1 realizar-se o Congresso Nacional de Natação

o está realizando-se o Congresso Feminista de Educação.

O Senado, que tem prestado o seu apoio moral e material á grande obra da educação, não poda deixar de ver sem regosijo essas notáveis manifestações de actividade.

Proponho, por isso, que se insira na acta um voto de congratulação pela realização desses dois congressos.

O orador não reviu.

O Sr. Pereira Osório : — Por parto deste lado da Camará, associo-me ao voto de congratulação apresentado pelo Sr. Ferreira Bimas.

O Sr. Procópio de Freitas:— Também me associo ao voto de saudação do Sr. Ferreira Simas,

O Sr. Dias de Andrade : — Igualmente iro associo ao voto proposto. '

O Sr. Afonso de Lemos: — Também me associo ao voto de congratulação proposto.

O Sr. Pereira Osório : — Não posso deixar de me referir à proposta do Sr. Afonso de Lemos, para que na acta de hoje soja transcrito um bilhete particular que o Sr. Jacinto Nunes dirigiu a S. Ex.a manifestando a sua opinião acerca de um assunto sobre o qual o Senado já tomou uma deliberação.

V. Ex.a pode calcular onde nos levaria ê&te precedente, se fosse adoptado.

Eu, amanhã, em vez de um, trazia meia dú/.ia de bilhetes^ com várias opiniões pessoais, pedindo que eles fossem transcritos nas actas. Qualquer outro Sr. Senador podia fazer o mesmo.

Desde que - só refere a uma questão liquidada, a transcrição dessa opinião pessoal seria como que uma censura ao voto do Senado.

Por mais consideração que tenhamos pelo Sr. Jacinto Nunes — e já lha temos manifestado---isso não impede que eu proteste contra o desejo do Sr. Afonso de Lemos.