O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í8

antes da ordem do dia

O .Sr. Qriol Pena:-— Sr. Presidente: desejava qqe V. $x.a me dissesse se o Sr. Ministro da Instrução podia hoje comparecer nesta casa do Parlamento antes de entrarmos na ordeni dp dia.

Como V. Ex.a sabe, a sessão de ontem foi prolongada mais cerca de três quartos de hora para a Câmara ter o prazer de ouyir a resposta do Sr. Ministro da Instrução ao Sr. D. Tomás de Vilhena.

É natural que o Si-. D; Tomás^ de Vilhena venha antes da prjlein do dia, mas se não vier tenho eu de fazer algumas considerações.

Peço, portanto, a V. Ex.a o favor de mandar saber se S. Ex.a nem a esta casa .do Parlamento.

Tenho dito.

O Sr- Presidente : — Para falar quando estiver presente o Sr. Ministro da Instrução estão inscritos quatro Srs,. Senadores ; o Sr. E). Tomás çle Vilhena é. um deles.

Dado o caso de q ^r. Vilhena não vir. o mais que nosso fapr é dar a V. Ex.a a palavra para explicações,

O Sr. Anacleto 43 Silva : — Sr. Presidente : desejava saber se estou ou não inscrito para quando, estiver presente p Sr? Ministro das Çqlônias, e, se .estiver inscrito, pedia a Y. Éx.a a fineza de convidar o Sr. Ministro das Colónias a comparecer nesta Câmara, visto, o assunto que desejo versar- ser muito importante.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — : Estão inscritos cinco Srs. Senadores, sendo V. Ex.ao quarto.

O Sr. Serra e Dípurs : — Sr, Presi4en-te : pedi a palavra para saber s,e estpji inscrito para quando estiver presente o Sr. Ministro das Colpnjas ; creio que não.

O Sr. Presidente:— Y- Ex.a não está inscrito.

O Orador: — Pedia então a V. Ex.a o favor de me inscrever-

O Sr, Joaquim Crisóstomo '- — E sem-pre com desgosto que uso da palavra so-

bre assuntos 4e natureza geral sem estarem presentes os Srs.. Ministros.

Mas se falar apenas quando S. Ex.as ocuparem as suas cadeiras parece-me que tenho de permanecer silencioso durante todas as sessões.

Uma ou outra vez algum Sr. Ministro dá-nos a honra de comparecer antes da ordem, mas sempre tardiamente, isto é, quando se aproxima o momento de se entrar na ordem dp dia. Que significa isto ? Desconsideração para com o Senado? .

Não ; & então como havemos de explicar o procedimento de muitos dos Srs. Ministros ? Tenho para mini como ponto assente que alguns receiam defrontar-se connosco, devido aos graves erros e irre-gularidades que praticam no exercício das suas funções.

Heste momento, há doisjeasos importantes que preocupam a opinião pública; um tem talvez um aspecto e carácter internacional, qual é o da chegada dos nossos heróicos aviadores a Macau. Outro é a crise ministerial, que interessa principalmente ao país, aqueles que trabalham, que querein, ver o seu país conservando ás suas gloriosas tradições históricas.

Quanto ao primeiro caso, creio que não tardará unia notícia sensacional, uma notícia que a todos nos agradará, porque estou convencido de que os nossos heróicos aviadores hão-de chegar ao terminus da sua viagem sem que se dê nenhum incidente.

Quanto ao Governo, considero triste e profundamente doloroso que numa situação desta natureza, no momento em que, como se observa em tpdps os países da Europa, é necessário energia, por, em cqnseqúência da guerra, problemas novos terem surgido e situações diferentes haver a enfrentar, os países não, podem viver no marasmo, na -estagnação que só pode concorrer para a sua decomposição, para a sua anarquia, para o seu desprestígio, inclusivamente pára a perda da nacionalidade e da autonomia.