O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 23 de Janeiro de 1920

Requerimentos

De José de Aquino Rua, Joaquim Augusto de Paiva Faria, Ludgero Lima de Almeida, Pedro Joaquim dos Santos, Manuel de Azevedo e José Alves, pedindo para serem reconhecidos como revolucionários civis ao abrigo da lei n.° 1:691.

Para a comissão de petições.

Do Sr. Júlio Ernesto de Lima Duque, pedindo lhe seja enviada uma nota dos despachos do Sr. Ministro do Trabalho e do administrador geral do Instituto de Seguros Sociais, no processo que motivou a extinção de um lugar de primeiro oficial da Misericórdia de Lisboa.

Para a Secretaria.

Do Sr. Pedro Virgolino Ferraz Chaves, pedindo que, pelo Ministério da Guerra, lhe seja enviada uma cópia da ordem que obrigou os recrutas a apresentarem-se às juntas de inspecção e não às regimentais. • Para a Secretaria.

Do Sr. Francisco José Pereira, pedindo que, ao abrigo do artigo 32.°, seja mandado promulgar como lei o projecto n.° 665.

Para a Presidência da República.

Doa Sr. Rodolfo Xavier ^da Silva, pe-.dindo qne, pela Direcção Geral de .Minas, lhe sejam fornecidas cópias dos documentos pelos quais foi negociada a concessão das águas do Gerez, feita ultimamente.

Para a Secretaria.

Projectos de lei

Do Sr. Lima Duque, substituindo o artigo 97.° e seus parágrafos do decreto com força de lei n.° 5:640.

Fica para leitura.

Mandam-se imprimir os seguintes:

N.° 806 — Disspenando de licença de porte de arma os guardas nocturnos.

N.° 795-—Exceptuando do preceituado no artigo 2.° e seu §„ 1.° da lei n.° 1:648, de 11 de Agosto de 1924, os projectos e propostas de lei pára ocorrer a despesas indispensáveis e urgentes.

N.° 559 — Autorizando o Governo a contrair um empréstimo até 500.000$ destinado à construção do edifício para a

Escola Industrial de Bernardino Machado, na Figueira da Foz.

N.° 802 — Autoiizando as Câmaras Municipais de Lamego, Resende, Sinfães, Castro Daire e Tarouca a vender designados baldios.

Pareceres

Da comissão de faltas, justificando as faltas dos Srs. Júlio Ernesto de Lima Duque, João Carlos da Costa, Luís Ino-cêncio Ramos Pereira, José Joaquim Fernandes de Almeida, Augusto de Vera Cruz e Joaquim Pereira Gil de Matos.

Aprovados.

Nota de interpelação

Do Sr. Júlio Ernesto de Lima Duque: Desejo interpelar o Sr. Ministro do Trabalho sobre a execução do decreto n.° 9:431, de 16 de Fevereiro de 1924, respeitante ao exercício ilegal da farmácia.— O Senador, Júlio Ernesto de Lima Duque.

Para a Secretaria expedir.

Antes da ordem do dia

O Sr. Gosta Júnior (para um requerimento} : — Sr. Presidente: pedi a palavra a fim de que V. Ex.a consulte o Senado se permite que entre em discussão, sem prejuízo dos oradores inscritos, o projecto de lei n.° 799.

íoi permitido.

O Sr. Presidente:—Vai ler-se. Lê-se na Mesa. É o seguinte:

Artigo 1.° É aberto no Ministério das Finanças um crédito de 150.000$, a favor do Ministério da Instrução Pública, crédito este unicamente destinado a completar o acabamento do campo de desenvolvimento físico do Liceu de Gil Vicente, de Lisboa.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrário. — José António da Costa Júnior.

foi aprovado sem discussão na generalidade e na especialidade.