O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões ao Senado

foi que me constava quo o Sr. João de Almeida tinha sido nomeado director das obras públicas de Cabo Verde por determinação do Sr. Ministro das Colónias transacto.

Aproveito a ocasião para lamentar que o Sr. Ministro das Colónias transacto tivesse cometido um acto dessa natureza, nomeando o Sr. João de Almeida para esse cargo, tendo sido esse senhor demitido do exército por desafecto ao regime.

O Sr. Medeiros Franco: — Sr. Presi-dentei impressionaram-me, há pouco, as palavras alevantadas e nobres do meu ilustre colega -e querido amigo Sr. Machado Serpa, na justíssima saudação que dirigiu aos promotores do certame da exposição de produtos agrícolas e industriais açoreanos, e na saudação que dirigiu ao jornal O Século, pela feliz iniciativa que teve de promover essa exposição.

Também tive a ventura de assistir ontem à inauguração desse certame no salão nobre do Teatro Nacional.

S. Ex.a o Sr. Presidente da República houve por bem honrar os expositores açoreanos com a sua presença, dirigindo no momento da inauguração palavras que muito devem lisonjear a actividade e a inteligência do povo açoreano.

Agrada de facto fazer um pequeno passeio ao Teatro Nacional para verificar de visu quanto valem as energias do povo açoreano.

Muitos apoiados.

Quanto valem as suas justíssimas reclamações quando eles pedem qiie se lhes faça justiça, concedendo-se-lhes mais larga, mais ampla autonomia administrativa para poderem dispor livremente dos seus recursos.

Sr. Presidente: sei que tanto a V. Ex.a como a muitos dos Senadores desta casa do Parlamento foram distribuídos convites para assistirem a essa inauguração, e devo dizer, com a franqueza que me caracteriza sempre, que lamento bastante que do Senado não aparecesse um representante à inauguração solene da exposição dos produtos agrícolas e industriais dos Açores, senão aqueles que por dever de ofício, por assim dizer, deviam comparecer.

O Sr. Costa Júnior: —Era a hora das Secções.

O Sr. Catanho de Meneses: — Quanto a rnim devo declarar que se deu um equívoco; o convite foi dirigido para a morada do Sr. Carlos Costa. S. Ex.a é que teve a amabilidade, de mo enviar pelo correio e só hoje chegou ao meu escritório.

Eu iria com toda a certeza a ossa inauguração, porque sendo da Madeira não me podia desinteressar dos assuntos que se prendem com os Açores.

Vários Srs. /Senadores se dirigem ao orador, declarando que não assistiram porque não receberam convite.

G Orador: — Estou altamente satisfeito.

Ainda bem que eo tive de dizer estas palavras.

Deste modo fica o Senado e ficam os Açores sabendo que a exposição dos seus produtos não passou despercebida ao alto-corpo Legislativo que é o Senado, como despercebida não teria passado à Câmara dos Deputados.

No emtanto, não me levarão a mal que tenha feito esta referência.

Tenho sempre votado pelos Açores um culto que chega a ser uma paixão.

De forma que me perdoarão estas palavras polo interesse que sempre me merecem as regiões açoreanas.

Há pouco, disse o ilustre Senador, Sr. Machado de Serpa, que a exposição industrial dos Açores revelava bem que o povo açoreano trabalha e produz.

Realmente a sua exposição não é brilhante, porque ela não traduz todas as actividades dos Açores, todavia é conso-ladora, porque quando se entra no Salão Nobre do Teatro Nacional encontramos tudo açoreano, e é agradável, nos tempos em que estamos, em que a política ocupa tudo e todos, ver que ali se trabalha com todo o vigor.

E ó pelo trabalho, Sr. Presidente, que o País há-de progredir.

Sr. Presidente, associo-me com todo o calor às palavras carinhosas de saudação que o Sr. Machado de Serpa dirigiu aos promotores dessa exposição e nomeadamente aos jornais O Século e O Correio dos Açores, os quais muito trabalharam para o brilho e valimento dessa grande exposição que foi iniciada ontem.